O Analista de atendimento ao cliente Sênior é responsável por garantir a gestão completa da carteira de clientes com elevado grau de complexidade, assegurando excelência no atendimento, manutenção do relacionamento e desenvolvimento de soluções customizadas. Atua como referência técnica da área, sendo responsável pela gestão de riscos, identificação de oportunidades de melhoria nos processos, apoio em projetos estratégicos e suporte no desenvolvimento dos colegas.
Além da gestão operacional de pedidos e demandas, esse profissional faz a análise crítica de indicadores, propõe e implementa melhorias, contribui na otimização dos processos logísticos e operacionais e dá suporte na tomada de decisão junto às áreas comerciais, de supply chain e planejamento.
1. Gestão da Carteira de Clientes e Pedidos
Gerenciar contas com alto grau de complexidade;
Antecipar riscos operacionais e comerciais;
Atuar como consultor interno para clientes e áreas correlatas.
2. Atendimento e Relacionamento consultivo com o Cliente
Conduzir negociações de situações críticas (como falta de produto, alterações de lead time, gestão de aging), de maneira proativa, mitigando o impacto para o cliente;
Desenvolver relacionamento sólido e de longo prazo, com foco na satisfação e fidelização;
Atuar como ponto de apoio para demais colegas em situações críticas.
3. Liderança Técnica e Interface Multidisciplinar
Atuar como referência dentro do time;
Apoiar o desenvolvimento dos Analistas de atendimento ao cliente Juniores e Plenos;
Conduzir alinhamentos complexos entre áreas como supply chain, produção, logística e comercial.
4. Análise crítica de estoques, forecast e processos
Garantir a acuracidade do forecast, atuar preventivamente sobre desvios;
Garantir a satisfação do cliente por meio do nível de serviço prestado;
Propor soluções para otimização dos níveis de estoque, lead times e atendimento;
Gerenciar de forma estratégica os excedentes e produtos em aging.
5. Controle de Estoques e Logística
Acompanhar, analisar e sugerir melhorias, para atender indicadores operacionais e de atendimento;
Liderar ou participar ativamente de projetos de melhoria contínua (Lean, Kaizen, etc.);
Identificar gaps nos processos e propor ações corretivas e preventivas.
6. Relatórios Estratégicos e Suporte à Tomada de Decisão
Elaborar análises e apresentações gerenciais, para reunião internas e externas.
Suportar a liderança com dados e insights relevantes para as decisões operacionais e estratégicas.