Child Life - Conta com uma equipe multiprofissional altamente qualificada, preparada para atender desde casos simples até os mais raros e complexos na pediatria.Instituição sem fins lucrativos, o hospital Sabará direciona seus resultados para a Fundação José Luiz Setúbal, que por meio da filantropia os transforma em impacto social para a infância com suas instituições: Pensi ensino, pesquisas científicas nas áreas de saúde infantil, ciências sociais e práticas filantrópicas ;
Infinis - advocacy em prol dos direitos da saúde infantil e fortalecimento da sociedade civil .Juntos, hospital e fundação compartilham o propósito de pensar, cuidar e defender a saúde das crianças, promovendo um futuro mais justo, saudável e cheio de possibilidades.Sabará Hospital Infantil cuidado especializado, nas situações mais complexas!/n Ensino superior completo em Psicologia;
Registro ativo no conselho de classe;
Conhecimento no pacote office;
Desejável conhecimento na língua inglesa./n Avaliar e interagir de forma significativa com bebês, crianças, jovens e famílias com o intuito de ajuda-los a enfrentar o estresse devido a situação que estão passando dentro do hospital por meio de atividades lúdicas.Articular teorias sobre desenvolvimento e crescimento humano, brincar e grupos familiares para conseguir avaliar o estado emocional e o estágio de desenvolvimento em que a criança hospitalizada se encontra e assim aplicar o processo cíclico de análise, planejamento, intervenção e avaliação dos serviços de child life.Contribuir para a construção de um ambiente que valorize a importância do brincar, colaborando para a adequação das instalações;
Auxiliar o enfrentamento imediato e de longo prazo de situações estressantes, considerando as necessidades específicas do indivíduo e da família;
Realizar treinamentos utilizando técnicas e linguagem adequadas à população atendida (crianças, familiares, outros profissionais);
Participar de reuniões multidisciplinares apresentando aos outros profissionais os conceitos de child life posicionando-se sempre em defesa dos interesses do paciente;
Criar anotações clínicas objetivas, claras e precisas, documentando informações pertinentes ao plano de cuidado do paciente.Análise: Identificar o estágio de desenvolvimento humano da criança hospitalizada.Identificar o grau de estresse da criança hospitalizada.Identificar valores relativos à diversidade sociocultural da família.Articular os princípios de cuidado centrado no paciente e na família.Identificar questões gerais na dinâmica familiar.Identificar práticas divergentes de criação de crianças.Identificar a concepção de doença da criança e da família.Planejamento e intervenção: Com base na análise, fazer um planejamento de intervenção que possa: Usar brincadeiras adequadas ao desenvolvimento da criança como principal recurso para atender suas necessidades psicossociais.Utilizar modalidades terapêuticas criativas, como artes plásticas, para atender necessidades emocionais e de desenvolvimento individuais.Adequar interações e atividades ao estágio de desenvolvimento, estado emocional e necessidades individuais.Avaliação: Identificar o grau de estresse da criança hospitalizada após a intervenção para avaliar a eficácia da intervenção e com base nisso elaborar novas intervenções.O profissional irá realizar este ciclo de sua profissão nos setores do hospital: Pronto Socorro, Unidades de Internação, setor de coleta de exames, setor de exames de Imagens, UTI, preparação para cirurgias nas brinquedotecas e na sala de espera dos centros cirúrgicos.