A Editora Opet nasceu em Curitiba no ano de 1993. Na época, ela era uma pequena unidade editorial responsável pela produção dos livros e apostilas utilizados pelos estudantes e professores do colégio e dos cursos técnicos oferecidos pelo Grupo Educacional Opet na capital paranaense.A qualidade desses materiais didáticos chamou a atenção de outras escolas privadas e de redes públicas de ensino, que desejavam contar com recursos semelhantes em suas próprias salas de aula.Diante desse interesse, a Editora Opet passou a oferecer seus serviços a outras instituições de ensino, o que levou a um aprimoramento dos materiais e à busca por recursos pedagógicos avançados. A equipe de autores, editores, revisores e artistas gráficos aumentou, assim como a percepção sobre as demandas da educação brasileira e o desejo de contribuir para um país melhor a partir da escola.Já não se tratava apenas, então, de produzir livros, mas de pensar e oferecer algo mais, um sistema de ensino verdadeiramente transformador, com recursos pedagógicos e ferramentas tecnológicas capazes de encantar e promover o verdadeiro aprendizado.Desse movimento nasceu o Sistema de Ensino Opet ? hoje, Opet Soluções Educacionais -, que assumiu como paradigma a chamada Educação Cidadã, uma educação pautada em valores como a ética, o conhecimento relevante, a cidadania, a sustentabilidade, a autonomia e a solidariedade.Em 2015, quando já estava consolidada entre as grandes editoras educacionais do país, a Editora Opet adquiriu o Sefe ? Sistema Educacional Família e Escola, um sistema de ensino também fundado em Curitiba e de grande sucesso na educação pública. O paradigma do Sefe ? que tem seu mote no valor da relação entre família e escola para o sucesso da educação ? trouxe mais sensibilidade e qualidade ao olhar e ao trabalho da Editora Opet.Hoje, a Editora Opet atua com dois selos educacionais: Opet Soluções Educacionais, dirigido às escolas privadas, e Sefe, voltado às escolas públicas. Juntos, os dois selos chegam a 340 mil estudantes e a dezenas de milhares de professores de 17 Estados e do Distrito Federal, que recebem livros, formações pedagógicas, coleções e ferramentas tecnológicas para uma educação humana, relevante e cidadã. Um trabalho que também propõe uma parceria de valor aos gestores ? diretores, mantenedores, secretários de Educação ? e também às famílias, que são convidadas a participar do processo educacional. O departamento Editorial da Editora Opet está procurando um profissional interessado, comprometido e que queira mergulhar no universo Educacional. Suas atribuições serão: Planejar, desenvolver e coordenar o conteúdo educacional para os níveis da educação básica; Coordenar a criação de livros didáticos, materiais educacionais, planos de aula e outros recursos de aprendizagem; Garantir o alinhamento do conteúdo educacional à legislação vigente e às necessidades dos estudantes e educadores; Desenvolver planos de obra e supervisionar as etapas de produção editorial sob sua responsabilidade; Assessorar o registro / regularização de livros junto à biblioteca nacional (ISBN); Zelar pelo cronograma de produção editorial e pela gestão orçamentária das etapas editoriais sob sua responsabilidade; Acompanhar o orçamento da área editorial e contribuir com informações e dados para o financeiro estruturar o orçamento de cada projeto; Participar da seleção e contratação de colaboradores e terceiros relacionados às etapas editoriais sob sua responsabilidade. E quais são os requisitos necessários? Graduação em Letras, Comunicação, Marketing, Administração ou áreas relacionadas. Pós-graduação ou MBA em Gestão Editorial, Inovação, ou áreas correlatas. Certificações em metodologias ágeis e/ou tecnologia educacional são diferenciais. Proficiência em planejamento e gestão editorial, incluindo cronogramas, orçamentos e recursos. Domínio em ferramentas digitais para criação e edição de conteúdo (ex.: Adobe Suite, ferramentas de e-publishing). Conhecimento das principais leis e diretrizes educacionais brasileiras, como a BNCC, LDB e outros parâmetros curriculares e regulatórios. Experiência com metodologias ágeis aplicadas ao desenvolvimento de produtos. Capacidade de realizar pesquisas de mercado e análise competitiva.