Overview
Assistente de Proteção II - Boa Vista/RR – AVSI Brasil. A AVSI Brasil é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2007, que atua na melhoria das condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade, em parceria com cooperação internacional, setor público e iniciativa privada. Vinculada à Fundação AVSI, ONG italiana atuante no Brasil desde os anos 1980, tem como missão promover o protagonismo das pessoas em seu desenvolvimento, de suas famílias e comunidades, por meio de uma metodologia de desenvolvimento integral e solidário, voltada à autonomia e à dignidade humana.
Descrição resumida do cargo
Sob a supervisão do(a) Pedagogo(a), o(a) Assistente de Proteção II prestará apoio às atividades do projeto Proteção Integral de Crianças e Adolescentes Migrantes e Refugiados, realizado em parceria com UNICEF, na cidade de Boa Vista. Será responsável por apoiar nos atendimentos de proteção e atividades de educação-não formal e apoio psicossocial das equipes UASC e Súper Panas, respectivamente.
Principais atividades e responsabilidades do cargo
* Trabalhar para a efetivação da missão AVSI de tornar pessoas em situação de vulnerabilidade protagonistas do próprio desenvolvimento, da sua família e da comunidade.
* Cumprir suas funções conforme descrição do cargo, Código de Ética e Conduta, protocolos internacionais humanitários e Procedimentos Operacionais Padrão (POPs).
* Estar informado(a) sobre a Operação Acolhida, suas diferentes frentes de trabalho (fronteira, abrigos, interiorização) e ter conhecimentos básicos sobre a rede de proteção no Brasil.
* Estar informado(a) sobre os serviços oferecidos nos Abrigos, PITRIG e/ou nos setores de atuação do projeto, para responder adequadamente à população de interesse.
* Garantir que seu espaço de trabalho esteja diariamente organizado e em boas condições para uso (mobiliário adequado, equipamentos funcionando, materiais de trabalho em dia para uso) e limpos.
* Trabalhar com diálogo e cooperação com atores exercendo atividades no local (UNICEF, ACNUR, FT Log Hum, Polícia Federal, agências da ONU, sociedade civil e outros).
* Identificar casos de vulnerabilidade (violação física/psicológica, grave condição médica, crianças separadas ou desacompanhadas, dentre outros) para referenciamento ao atendimento individualizado e/ou de proteção.
* Apoiar a Psicóloga e o(a) Assistente Social no contato e acompanhamento individual de adolescentes desacompanhados vivendo em centros de acolhimento, integrando-os às atividades de educação não-formal e prevenção.
* Apoiar o referenciamento para matrículas escolares e orientar a população sobre transferências escolares.
* Identificar, encaminhar e realizar atendimentos de famílias, crianças e adolescentes desacompanhados, separados e indocumentados.
* Preencher relatórios e sistemas de acompanhamento dos atendimentos de proteção identificados a partir do Súper Panas.
* Realizar atendimentos de casos de complexidade inicial e encaminhar os casos com necessidades mais graves para o supervisor direto.
* Recepcionar e prestar informações referentes aos serviços do projeto, à rede local de proteção e ao direito da criança e do adolescente.
* Estabelecer relação de confiança com a população migrante, pautando-se no fortalecimento de vínculo com crianças e adolescentes e respeitando o código de ética e princípios humanitários.
* Auxiliar nas estratégias de fortalecimento de vínculo familiar (de origem, extensa e/ou substituta).
* Trabalhar de forma articulada com a rede de proteção à criança e ao adolescente em Boa Vista, respeitando os fluxos de comunicação.
* Contribuir para o monitoramento e coleta de dados do projeto.
#J-18808-Ljbffr