Objetivo:
* Conciliar a teoria aprendida em sala de aula com a prática da Empresa.
* Aprender sobre as competências e as habilidades de um profissional de Comércio Exterior.
* Contribuir à equipe de forma criativa e inovadora.
Atividades:
* Dar suporte ao gerente e aos seus colaboradores de comércio exterior em todas as atividades inerentes ao gerenciamento/coordenação dos processos de Importação e de Exportação das unidades industriais, centros logísticos e de distribuição.
* Utilização/Consulta aos sistemas de comércio exterior, e websites relacionados à área para gerenciamento dos processos.
* Suporte aos regimes e operações especiais.
* Recepção de documentos e numerários, sua averiguação, seu controle e seu arquivamento.
* Emissão de documentos de exportação, preenchimento de controles, arquivamento de processos.
* Recepção de documentos de importação, preenchimento de controles, arquivamento de processos.
* Realizar atendimento e contato com a Área Comercial, Logística, Financeiro, despachantes, transportadoras e clientes.
* Atendimento aos clientes (internos e externos) e às demandas com excelência e dentro do prazo.
* Resolução de problemas de naturezas diversas.
* Lançamento des despesas em sistemas da Empresa.
* Criação de Planilhas em excel.
* Criação de Power BI.
* Aplicação de IA (Copilot)
* Elaboração de Relatórios Gerenciais.
* Concentração, agilidade e iniciativa nas tarefas.
* Aprendizado SAP, sistema CE, Excel e rotinas de comércio exterior.
* Entre outros, a serem definidos com o gerente e com os analistas (supervisores diretos).
Metodologia/Etapas:
Trabalho direcionado, etapas de rotina, serviço com supervisão.
Forma de orientação, supervisão e avaliação:
Orientação do trabalho, conforme diretrizes, padrões e procedimentos estabelecidos.
Resultados esperados:
Estagiário preparado para o Mercado de Trabalho.