Apoiar no atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de uma equipe de vendas.
O Analista Comercial desempenha um papel crucial nesse processo, treinando profissionais de vendas e auxiliando sistemicamente a rotina das equipes de vendas.
Responsabilidades:
* Treinar profissionais de vendas;
* Auxiliar sistemicamente a rotina das equipes de vendas;
* Apresentar os resultados das metas do setor à gerência;
* Solucionar problemas comerciais;
* Efetuar pesquisa de satisfação de clientes externos;
* Analisar e aprovar bonificações contratuais;
* Elaborar, atualizar e aprovar os procedimentos operacionais;
* Avaliação e validação dos contratos comerciais junto ao Jurídico;
* Levantar resultados das metas do departamento;
* Elaboração e análise crítica de verbas extras, lançamento no sistema SAP e acompanhamento do processo até o seu pagamento;
* Elaboração de acordos comerciais de verbas extras;
* Bloqueio e desbloqueio de pedidos no sistema;
* Análise e aprovação de novas contas no CRM;
* Efetuar o lançamento e acompanhamento da venda funcionário;
* Efetuar o lançamento de pedidos de venda de ativos e mobilizados;
* Efetuar o lançamento de pedidos de venda de recicláveis e sucata;
* Lançamento de requisição de pagamento de promotores, merchandising e sistemas comerciais;
* Lançamento de requisição de pagamento de distrato de representantes;
* Acompanhar e fazer o follow-up das requisições de compras abertas junto ao departamento de compras e financeiro;
* Emissão de etiquetas para envio de amostras e DHL no caso de exportação;
* Emitir relatório de faturamento, ajustar conforme planilha padrão do Sales Force e enviar para o TI;
Essas responsabilidades exigem habilidades como trabalho em equipe, comunicação eficaz e capacidade de resolver problemas de forma criativa e eficiente. Além disso, é fundamental ter conhecimento em mercado e tecnologia para se manter competitivo no mercado de vendas.