O objetivo principal do Engenheiro de Segurança do Trabalho é garantir a segurança e saúde dos trabalhadores em locais de trabalho.
Para isso, ele deve possuir registro ativo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e formação em Engenharia com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho.
A carga horária será de 40 horas semanais, em regime presencial. Ele supervisionará, coordenará e orientará tecnicamente os serviços da área, bem como estudará as condições de segurança dos locais de trabalho, instalações e equipamentos, com especial atenção ao controle de riscos, higiene ocupacional, ergonomia, proteção contra incêndio e saneamento.
Ele planejará e desenvolverá técnicas de gerenciamento e controle de riscos, realizar vistorias, perícias, avaliações e emitirá pareceres e laudos técnicos, indicando medidas de controle sobre a exposição a agentes agressivos, caracterizando atividades e locais insalubres ou perigosos.
Entre suas atribuições estão projetar sistemas de proteção contra incêndio, coordenar atividades de combate e salvamento, elaborar planos de emergência e coordenar simulados, garantindo que os trabalhadores estejam preparados para situações de risco, como incêndios, vazamentos químicos ou evacuações.