Os números não mentem, já diz o conhecido ditado. E quando se fala dos números de uma empresa, é o setor de Controladoria que tem a responsabilidade de coletá-los e extrair deles informações importantes para analisar o desempenho do negócio. É aí que entra a posição de analista de controladoria: quem trabalha nessa função tem a missão de lidar com diversos dados contábeis, comerciais e financeiros para avaliar os resultados da organização e planejar seus próximos movimentos no mercado.Portanto, quem ocupa o cargo de analista de controladoria deve ter um perfil profissional analítico e ao mesmo tempo estratégico, pois irá trabalhar com números variados, de fontes diferentes, e cruzar essas informações para gerar relatórios setoriais e recomendar ações que precisam ser tomadas pela companhia.Em muitas empresas, esse cargo também recebe o nome de Controller, em inglês, e dependendo da estrutura da companhia, o analista de controladoria deve se reportar ao Gerente de Controladoria, uma posição que está em contato direto com o CFO da empresa e outros membros do alto escalão, chamado de C-Level.participar da elaboração do orçamento anual da empresagerar e avaliar relatórios mensais de acompanhamento das metas orçamentárias estipuladascoletar custos, despesas, receitas e investimentos de cada departamento para desenvolvimento de projeções financeiras globais e específicasdefinir procedimentos e indicadores de controle orçamentário, e métricas de resultados contábeis e financeirosavaliar a viabilidade de investimentos planejadosanalisar o balanço contábil e o demonstrativo de resultados da companhiamonitorar o controle e os prazos de pagamentosimplementar ações de planejamento e otimização tributáriaacompanhar e aplicar eventuais alterações na legislação tributária vigenteelaborar estudos de precificação de produtos e serviços, e projeções de lucratividade a curto, médio e longo prazogarantir a aplicação das melhores práticas de governançaapurar resultados do negócio, segmentados por produto/serviço, canal de venda, mercado, marca, região e unidadeidentificar oportunidades estratégicas e apontar pontos de melhoria para embasar os decisores da empresa