Vaga: Gerente de Planejamento Comercial
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Descrição da Vaga
Estruturar e gerenciar o planejamento estratégico das coleções liderando a equipe de especialistas analistas e assistentes de planejamento com foco no ciclo de vida do produto e na otimização do merchandising.
O profissional será responsável por garantir a assertividade do mix de produtos gerenciar o orçamento de compras (OTB) e otimizar os níveis de estoque visando maximizar as vendas o giro e a rentabilidade do negócio enquanto desenvolve e orienta seu time.
Responsabilidades
1. Planejamento de Produto e Coleção (Pré-Temporada)
2. Análise de Performance:
* Supervisionar a análise de dados históricos de vendas (curva de produtos categorias atributos) para identificar tendências oportunidades e riscos.
* Construção do OTB (Open-to-Buy): Desenvolver e gerenciar o orçamento de compras (OTB) por coleção e categoria alinhado às metas financeiras da companhia.
* Definição do Sortimento (Mix): Liderar as discussões com as áreas de Estilo e Compras para definir a arquitetura da coleção (pirâmide de produtos mix amplitude vs. profundidade).
* Planejamento de Demanda:
o Garantir a acuracidade do forecast de vendas e da projeção de necessidades de compra (compra inicial vs. reposição).
3. Planejamento de Merchandising (Durante a Temporada)
* Gestão de Estoque:
o Monitorar e direcionar o time na análise da performance do estoque (cobertura giro sell-through) e no gerenciamento do fluxo de produtos.
* Alocação e Abastecimento:
o Definir e supervisionar a estratégia de distribuição inicial (alocação) e o plano de reposição (abastecimento) para as lojas e canais.
* Gestão do Ciclo de Vida:
o Orientar a equipe na identificação de produtos (Best Sellers Slow Movers) e liderar a proposição de ações comerciais (promoções remarcações) para otimizar o ciclo de vida.
* Planejamento de Liquidação:
o Estruturar a estratégia de markdown (remarcação) ao final da coleção visando a limpeza do estoque com o mínimo impacto na margem.
4. Gestão de Equipe e Performance
* Liderança e Desenvolvimento:
o Liderar treinar e desenvolver a equipe de analistas e planejadores orientando as entregas diárias e promovendo o crescimento profissional do time.
* Gestão de Desempenho:
o Definir metas e KPIs para a equipe acompanhando a performance individual e coletiva através de feedbacks e planos de desenvolvimento.
* Controle de Qualidade:
o Assegurar a precisão a qualidade e o cumprimento de prazos de todas as entregas relatórios e análises da área.
* Consolidação de KPIs:
o Ser o guardião dos indicadores de planejamento (Giro Cobertura Sell-Through Margem GMROI) consolidando os resultados e criando planos de ação.
o Liderar a interface atuar como o principal ponto de contato entre as áreas de Compras Estilo Logística e Vendas garantindo o alinhamento do planejamento.
Requisitos Essenciais
* Experiência:
o Sólida experiência prévia em Planejamento Comercial Produto ou Merchandising adquirida obrigatoriamente no Varejo de Moda.
* Gestão de Pessoas:
o Comprovada experiência em gestão de equipes (supervisão coordenação ou gerência) mesmo que de times pequenos.
* Competências Técnicas:
o Dominio avançado em Excel (modelagem tabelas dinâmicas fórmulas complexas).
o Profundo conhecimento em gestão de OTB (Open-to-Buy).
o Ampla vivência com os principais indicadores de varejo (KPIs) e do ciclo de vida do produto.
* Perfil:
o Capacidade de liderar inspirar e desenvolver pessoas.
o Perfil altamente analítico estruturado e com forte raciocínio lógico.
o Habilidade de transformar dados complexos em insights acionáveis.
o Excelente comunicação e capacidade de negociar e influenciar áreas parceiras.
* Formação:
o Superior completo em Administração Engenharia Economia Moda (com foco em Negócios) ou áreas correlatas.
* Diferenciais (Desejável)
o Pós-graduação ou MBA em Gestão de Varejo Finanças ou Negócios ou afins.
o Conhecimento em ferramentas de Business Intelligence (Power BI Tableau).
o Experiência com planejamento em múltiplos canais (Omnichannel - Lojas Físicas e E-commerce).