Missão da posição: Planejar, executar e controlar processos de compras nacionais e internacionais, assegurando o fornecimento contínuo de materiais, produtos e serviços com qualidade, prazos e custos competitivos. Gerenciar rotinas de importação e exportação, garantindo o cumprimento das normas legais, aduaneiras e fiscais, bem como o alinhamento logístico e documental das operações de comércio exterior.
Responsabilidades e Atividades Principais
Compras
Levantar necessidades de compra junto às áreas requisitantes (produção, manutenção, administrativo etc.);
Efetuar cotações, negociar a aquisição dos itens necessários buscando a melhor condição comercial dentro da verba definida, dentro do prazo de entrega necessário e das especificações técnicas definidas. Elaborar mapas comparativos para tomada de decisão. Manter registro das cotações para fins de auditoria;
Emitir pedidos de compra e acompanhar o fluxo de aprovação;
Realizar follow-up de entregas e garantir o cumprimento dos prazos acordados;
Avaliar e homologar fornecedores, mantendo cadastro atualizado;
Atualizar-se nas tendências do segmento, manter relacionamento com fornecedores;
Controlar indicadores de custo, qualidade e prazo de entrega;
Monitorar estoque vigente e definir políticas de compras conforme programas de produção e prazos de entrega dos itens, buscando otimização do estoque e analisando riscos de entregas;
Acompanhar não-conformidades de fornecedores com o departamento de Qualidade, verificando causas, plano de ação e negociando custos envolvidos;
Apoiar a gestão de estoque e identificar oportunidades de otimização de giro de materiais.
Importação
Planejar e executar processos de importação (desde o pedido até a nacionalização);
Contatar fornecedores internacionais e solicitar proformas / invoices;
Conferir documentos: invoice, packing list, conhecimento de embarque (BL/AWB), certificados de origem, entre outros;
Acompanhar trâmites aduaneiros junto a despachantes, agentes de carga e transportadoras;
Conferir classificação fiscal (NCM), alíquotas de impostos de importação, ICMS, IPI e demais encargos;
Controlar o custo total da importação (CIF, FOB, taxas, frete, seguro, impostos);
Garantir conformidade com as exigências da Receita Federal e demais órgãos anuentes;
Manter planilhas de controle de importações atualizadas.
Exportação
Preparar e revisar documentos de exportação (invoice, packing list, RE, DU-E, certificados de origem, etc.);
Coordenar a logística de embarque e despacho aduaneiro;
Controlar prazos, custos e documentação exigida pelos órgãos competentes;
Apoiar o faturamento e emissão de notas fiscais de exportação;
Acompanhar recebimento financeiro e fechamento de câmbio junto ao setor financeiro;
Garantir conformidade com políticas de comércio exterior e legislação vigente.
Administração de Contratos e Custos
Negociar contratos e aditivos com fornecedores locais e internacionais;
Controlar reajustes e renovações contratuais;
Analisar relatórios de performance de fornecedores e propor melhorias;
Elaborar relatórios de compras e indicadores de economia obtida;
Apoiar auditorias internas e externas em processos de compras e importação.
Compliance e Processos
Assegurar o cumprimento das políticas internas de compras e compliance;
Cumprir e fazer cumprir legislações de importação, exportação e logística internacional;
Apoiar na atualização e melhoria contínua dos procedimentos de compras e comércio exterior.
Requirements
Formação: Ensino Superior completo em Administração, Comércio Exterior, Logística ou áreas afins.
Experiência comprovada e consistente em compras nacionais e processos de importação/exportação.
Conhecimentos Técnicos
- Legislação de importação e exportação (Siscomex, DU-E, DI).
- Incoterms, regimes aduaneiros e câmbio.
- Classificação fiscal de mercadorias (NCM).
- Negociação com fornecedores nacionais e estrangeiros.
- Planejamento e controle de custos logísticos e tributários.
Idiomas: Inglês ou italiano intermediário ou superior (leitura, escrita e conversação).
Ferramentas / Sistemas: Pacote Office / Excel avançado/ Sistemas de gestão de compras e ERP.
Conhecimento em portais de despacho e plataformas de importação/exportação.
Desejável espanhol básico e experiência com integração logística (marítima e aérea).
Competências Comportamentais
Forte capacidade de negociação e comunicação assertiva.
Organização e atenção a detalhes.
Capacidade analítica e foco em resultados.
Agilidade e senso de prioridade.
Visão estratégica de custos e cadeia de suprimentos.
Proatividade e autonomia.
Postura ética e confidencialidade nas relações comerciais.
Capacidade de trabalhar sob pressão e em ambientes multitarefa.
Benefits
Assistencia médica e ocontológica || Estacionamento no local || Vale Refeição
About the company
A Frigel Latino América é constituída por uma joint venture entre a brasileira HBR/Refrisat e a Italiana Frigel. Está situada em Jundiaí/SP e tem avançado na expansão de suas operações no segmento de refrigeração.