O objetivo principal do Gerente Comercial é liderar as equipes de vendas e atingir metas de resultados organizacionais. Isso envolve gerenciar rotinas comerciais, apoiando e direcionando estrategicamente a equipe e a instituição para obter os resultados desejados.
Principais responsabilidades
* Construir e promover relacionamentos fortes com os clientes por meio de parcerias;
* Planejar, monitorar, manter e avaliar os resultados do trabalho da equipe;
* Apresentar relatórios de vendas, receitas e despesas e previsões realistas para a equipe de gerenciamento;
* Identificar mercados emergentes e mudanças de cenário, além de monitorar a concorrência;
* Estabelecer e ajustar os preços de venda avaliando custos, concorrência e oferta e demanda;
* Desenvolver campanhas de vendas;
* Detectar necessidades de treinamento e capacitação profissional da equipe de vendas;
* Elaborar orçamentos anuais de faturamento, despesas e rentabilidade;
* Estabelecer política comercial e procedimentos para as atividades de vendas;
* Monitorar participação da companhia e ou de produtos no mercado, acompanhando a atuação da concorrência;
* Decidir sobre preços e promoções especiais;
* Analisar e monitorar o nível de satisfação do cliente, solucionando reclamações de clientes e consumidores;
* Gerenciar recursos humanos, dimensionando equipe, definindo perfis profissionais, examinando currículos, entrevistando candidatos;
* Gerenciar o trabalho dos coordenadores e/ou vendedores (indireto), gerenciando equipes, delegando atribuições, cobrando resultados e avaliando desempenho;
* Formular plano de incentivos dos vendedores em conjunto com a direção da empresa;
* Administrador recursos materiais e financeiros da área de vendas;
* Estabelecer e monitorar metas e indicadores de desempenho;
* Criar programas e ações de fidelização dos clientes;
* Atuar no relacionamento com clientes-chave, com plano de visitas semanal e relatórios sobre tais reuniões;
* Monitorar e atuar no cumprimento do orçamento das despesas fixas e variáveis;
* Preparar diagnósticos e planos de ações sobre os resultados dos efetivos (reuniões);
* Reuniões semanais com a coordenação (resultados da última semana, diagnóstico e status dos planos de ação);
* Acompanhamento diários dos indicadores de vendas e atuação nos eventuais "gaps" (faturamento, margem, vendas perdidas, fretes, inadimplência, prazo de recebimento, etc...);
* Definição das carteiras individuais de cada consultor de vendas;
* Reuniões semanais com a área de Serviços (faturamento, atendimento e satisfação do cliente);
* Realizar visitas aos principais clientes, bem como apresentar relatórios de tais visitas e agenda a serem realizadas.
O Gerente Comercial deve possuir habilidades excepcionais de liderança, comunicação e resolução de problemas. Além disso, é fundamental que tenha conhecimento amplo sobre marketing, negócios e finanças.