Uma função essencial do profissional é informar o empregador sobre os riscos no ambiente de trabalho e orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização. O engenheiro de segurança também é responsável pela gestão de equipe, análise de métodos e processos de trabalho e identificação de fatores de risco.
Ao analisar os métodos e processos de trabalho, o engenheiro deve identificar os fatores de risco de acidentes do trabalho, doenças profissionais e do trabalho e a presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador, propondo sua eliminação ou seu controle. Outra responsabilidade importante é executar os procedimentos de segurança e higiene do trabalho e avaliar os resultados alcançados.
O engenheiro de segurança deve também promover debates, encontros, campanhas, seminários, palestras, treinamentos e utilizar outros recursos didáticos para divulgar as normas de segurança e higiene do trabalho. Além disso, é responsável por encaminhar aos setores e áreas competentes normas, regulamentos, documentação, dados estatísticos, resultados de análises e avaliações quando solicitado.
O cargo exige que o profissional tenha conhecimento em NR's, elaboração de laudos e acompanhamento dos processos. Além disso, é fundamental ter habilidades em pacote office e CNH B válida.