O profissional deve atuar em um ambiente de trabalho que valorize a qualidade de vida, prestando assistência psicológica individualizada e realizar acompanhamento regular dos pacientes, garantindo uma abordagem personalizada para cada caso.
Para exercer essa função com excelência, é necessário contar com conhecimentos sólidos em Psicologia Clínica e ter experiência significativa na área. A orientação dado aos colaboradores deve ser consistente e sempre focado na resolução das necessidades individuais. O médico deve ter habilidade para interagir de forma eficaz dentro do contexto organizacional sem comprometer seus princípios éticos.
Outras qualificações necessárias incluem: formação superior em Psicologia; certificação por instituição reconhecida pela MEC; situação regularizada no Conselho Regional de Psicologia (CRP); cursos superiores em Saúde do Trabalhador e/ou Psicanálise e/ou psicologia do trabalho reconhecida pela MEC;
Treinamento em Biossegurança ou NR32 também são requisitos importantes. Além disso, a capacidade de trabalhar bem em equipe multidisciplinar é fundamental.
Aqui estão as oportunidades disponíveis:• Avaliar os fatores psicossociais relacionados ao trabalho• Realizar consultas compartilhadas com equipe multidisciplinar• Registrar as informações e atendimentos nos formulários próprios