**Sobre nós**
Somos a maior operadora de logística ferroviária do Brasil, cruzamos o país de Norte a Sul, através de nossos quase 14 mil km de linhas, distância equivalente a uma viagem de São Paulo até a Austrália.
Nós somos a empresa de soluções logísticas do grupo Cosan, com o propósito de movimentar o Brasil e alimentar o mundo, muito além da ferrovia e você pode fazer parte desse movimento junto dos nossos +8000 colaboradores apaixonados(as)!
**Nossa Cultura**
Aqui na Rumo somos conectados pelo nosso jeito único de ser e de fazer, o nosso DNA.
Usamos as quatro letras do nosso nome para guiar nossas atitudes no dia-a-dia:
R - Resolvemos com Eficiência e Integridade
U - Unidos pela Segurança
M - Miramos Longe com Sustentabilidade
O - Orientados para Pessoas
**Aqui o #RespeitoImporta!
**
Acreditamos que as oportunidades de trabalho e de crescimento precisam ser iguais para todas as pessoas, e sabemos que um time diverso e plural é o caminho para seguir inovando e evoluindo!
Por isso, nossas vagas estão disponíveis à todas as pessoas, independentemente da sua identidade ou expressão de gênero, orientação sexual, religião, etnia ou raça, idade, neurodiversidade, status de deficiência, cidadania ou qualquer outro aspecto que o torne único.
O (a) Consultor (a) de Segurança do Trabalho da terá um papel fundamental na construção e governança da estratégia de segurança do trabalho da organização, assegurando a implementação e o monitoramento contínuo de um sistema de gestão eficaz.
Esta pessoa será responsável por elaborar a estrutura do sistema de segurança (PSM), acompanhar a evolução dos processos e resultados, e fornecer aconselhamento estratégico a gerentes e diretores, orientando sobre as melhores práticas e decisões a serem tomadas para garantir um ambiente seguro nas operações ferroviárias.
O (a) Consultor (a) de Segurança do Sistema de Gestão é o primeiro apoio dos gerentes de campo - donos da segurança de processos em seus ativos.
**Suas futuras atividades e responsabilidades**
- Desenvolver a estratégia de segurança do trabalho, alinhada aos objetivos organizacionais da Rumo Logística, garantindo a sua adaptação ao contexto e complexidade das operações ferroviárias.
- Definir as políticas, normas e procedimentos relacionados à segurança, abrangendo todos os aspectos da operação ferroviária, desde a manutenção de vias e veículos até a gestão de riscos logísticos.
- Criar e implementar uma estrutura clara e eficaz para o sistema de segurança do trabalho, incluindo a definição de processos, responsabilidades e recursos necessários.
- Liderar a implementação dos elementos do programa PSM: programa de condições físicas, planos de ação de emergência, análise de riscos de processos, procedimentos operacionais, informações de segurança de processos, treinamento de time de base, procedimentos de segurança e contratados para garantir a conformidade com os padrões do programa PSM para cada site.
- Ser responsável pela propriedade da implementação de projetos e itens de ação relacionados ao PSM.
- Garantir que as informações de segurança do processo (P&IDs, normas técnicas) sejam mantidas atualizadas, bem como as PHAs e suas conexões lógicas com o restante dos elementos do PSM e a tecnologia necessária para garantir operações seguras.
- Aconselhar e fornecer suporte a gerentes e diretores, orientando-os sobre o caminho a ser seguido em relação à segurança do trabalho, desde a definição de metas até a implementação de melhorias.
- Ser um elo de comunicação entre as áreas operacionais e a alta gestão, facilitando a compreensão e priorização das necessidades de segurança em decisões de alto impacto.
- Fornecer consultoria sobre como integrar as práticas de segurança do trabalho nas estratégias gerais da empresa, garantindo que os objetivos de segurança estejam alinhados com a visão e missão da Rumo Logística.
- Aconselhar e fornecer suporte a gerentes e diretores, orientando-os sobre o caminho a ser seguido em relação à segurança do trabalho, desde a definição de metas até a implementação de melhorias.
- Verificar os planos dos ativos, garantindo que seus planos de resposta a emergências abordem as suposições e recomendações encontradas em seus respectivos PHA.
- Realizar visitas periódicas aos diferentes setores operacionais, incluindo as áreas de manutenção de vias, circulação ferroviária e operações logísticas, para supervisionar a implementação das normas de segurança.
- Conduzir treinamentos, workshops e simulações práticas para os colaboradores, garantindo o cumprimento dos protocolos de segurança e promovendo a conscientização sobre os riscos associados às atividades ferroviárias.
- Identificar, relatar e propor melhorias contínuas nos processos de segurança com base nas observações do dia a dia e nos feedbacks das equipes.
- Promover o treinamento e a capacitação contínua das equipes operacio