**O profissional é responsável por fazer a abertura e o fechamento de caixa, processar e receber o pagamento e emitir notas fiscais. Além das tarefas administrativas, o operador de caixa atua diretamente no atendimento ao cliente, uma vez que é a pessoa que concretiza e finaliza a compra.**
- Ø Cuidar da aparência várias vezes durante o expediente;
- Ø Conferir limpeza do caixa e do ambiente a cada atendimento;
- Ø Conferir estoque e disponibilidade de embalagens;
- Ø Abrir o sistema do caixa e preparar ambiente para atender os clientes;
- Ø Conferir e registrar suprimentos de troco;
- Ø Conferir funcionamento das máquinas de cartão de crédito;
- Ø Verificar disponibilidade de embalador, chamando-o ou comunicar ao responsável pelos caixas;
- Ø Antes de atender o cliente informar-se sobre a forma de pagamento, se a compra será entregue, se faltou algum produto, entre outras informações relevantes;
- Ø Receber boletos bancários durante o horário de expediente dos bancos;
- Ø Registrar todos os produtos comprados pelo cliente;
- Ø Observar os preços dos produtos em promoção e a descrição dos produtos apresentada no sistema;
- Ø Se detectar produtos danificados ou vencidos, solicitar troca;
- Ø Separar produtos por categoria para facilitar embalador;
- Ø Se necessário, preencher adequadamente os cheques e solicitar consulta;
- Ø Quando o pagamento for com cartões, pedir documento de identificação e conferir se o cliente é dono do cartão;
- Ø Controlar pagamento em dinheiro para não desabastecer o troco;
- Ø Verificar sobra de produto, orientando o recolhimento e devolução para o local correto;
- Ø Proceder à cobrança, conforme a forma de pagamento e orientações do superior;
- Ø Conferir o cupom de promoção, observando os dados e letra legível, quando for o caso;
- Ø Acompanhar trabalho do embalador, ajudando-o se necessário;
- Ø Comunicar ao superior a necessidade de fazer sangria no caixa quando tiver dinheiro em excesso ou quando solicitado;
- Ø Evitar acumulo de carrinhos nas proximidades do caixa, pedindo ajuda ao embalador para limpá-los e guardá-los;
- Ø Limpar o balcão para receber a próxima compra;
- Ø Abastecer, organizar, verificar validade e fazer limpeza dos displays, conforme programação e necessidade;
- Ø Fechar o caixa, conforme orientações do superior;
- Ø Realizar treinamento na área de atuação, quando solicitado;
- Ø Auxiliar outros setores quando necessário.