Descrição da vaga
De acordo com o nosso compromisso com a diversidade e a inclusão, estamos encorajados a receber candidaturas de mulherespara esta posição. Por isso, encorajamos todas as pessoas qualificadas a se candidatarem, independentemente de gênero, identidade ou qualquer outra caraterística, e se juntarem ao nosso time para a vaga Gerente Jurídico, para atuar na área Civil e Trabalhista da Nexa, na unidade Corporativa (São Paulo).
Somos uma empresa que conecta e integra seus negócios às necessidades da sociedade. Esse é o nosso jeito de desenvolver a mineração, sempre conectados às mudanças, com pessoas comprometidas, inspiradas e em constante desenvolvimento.
Junte-se à Nexa e faça parte de uma mineração que se move com o mundo!
Responsabilidades e atribuições
Gestão do contencioso trabalhista e cível, com altos volumes e casos estratégicos, atuando com visão de risco e materialidade, definição de estratégias, indicadores de performance (provisões, taxa de êxito, alçadas e acordos).
Atuação consultiva em Direito do Trabalho, Sindical e Previdenciário, apoiando RH e Operações em temas como jornada, remuneração e benefícios, terceirização, saúde e segurança, uso de EPI, enquadramentos legais, gestão de riscos, programas de incentivo, políticas internas e treinamentos.
Relações sindicais, com suporte jurídico em negociações coletivas (ACT/CCT), greves, mediações junto ao MPT e Justiça do Trabalho, dissídios e demais tratativas, com postura colaborativa e orientada à solução.
Gestão de escritórios e carteira externa, incluindo seleção, contratação, governança e acompanhamento de performance (SLA, budget, taxa de êxito e compliance), além de padronização de teses, peças e uso de dados para tomada de decisão.
Previdenciário, com análise e gestão de riscos relacionados a SAT/RAT/FAP, NTEP, benefícios, contencioso administrativo e judicial, bem como interação com órgãos públicos quando necessário.
Cível empresarial, atuando no suporte a demandas relacionadas às operações industriais, como contratos, fornecedores, responsabilidade civil, relações de consumo/B2B e temas estratégicos.
Prevenção e eficiência, por meio da implementação de programas de redução de passivo (acordos massificados com critério, prevenção de litigiosidade, iniciativas de Lean e automação), com elaboração de relatórios executivos de tendências e impacto financeiro.
Governança e compliance, assegurando aderência a políticas internas, controles, provisões e gestão de incertezas em parceria com Finanças (IFRS/IAS 37), auditoria e risco, além de suporte a investigações internas quando aplicável.
Gestão de stakeholders, com atuação próxima a RH, Operações, Saúde e Segurança, Finanças, RI e lideranças de planta, traduzindo temas jurídicos complexos em decisões claras e pragmáticas.
Liderança de pessoas, com desenvolvimento do time interno e atuação como parceiro de negócio, promovendo uma cultura de colaboração, aprendizado contínuo e alta performance.
Requisitos e qualificações
Bacharelado em Direito, com OAB ativa.
Experiência sólida em departamentos jurídicos e/ou escritórios, com forte atuação em: Direito do Trabalho consultivo e sindical e Gestão de contencioso trabalhista e cível de médio e alto volume.
Vivência em ambiente industrial, preferencialmente nos setores de metalurgia, mineração ou siderurgia, com atuação em operações multi-site.
Experiência prática em relações sindicais, incluindo negociação coletiva e interação direta com sindicatos.
Inglês e Espanhol em nível intermediário.
Formação Acadêmica
Pós-graduação ou LL.M. em Direito do Trabalho e/ou Previdenciário (desejável).
Conhecimentos em Processo Civil e gestão de contencioso de massa.
Qualificações Desejáveis
Sólida experiência em gestão orçamentária do jurídico, incluindo: Provisões, acordos, honorários advocatícios e indicadores de performance do contencioso.
Diferencial: vivência com Legal Operations, como: Ferramentas de e-billing, dashboards e indicadores, automação de documentos, métodos adequados de resolução de conflitos (ADR).
Informações adicionais
A Nexa acredita na promoção de um ambiente plural para que todos se sintam à vontade e confortáveis para serem do jeito que são.
#J-18808-Ljbffr