Atribuições
Recepção de Clientes: Atender clientes presencialmente, por telefone ou canais digitais.
Realizar o acolhimento inicial e identificar as necessidades do cliente.
Abertura de Ordem de Serviço (OS): Registrar corretamente as informações do veículo e do cliente.
Detalhar os serviços solicitados e sugeridos conforme análise técnica.
Check-in e Inspeção do Veículo: Fazer a inspeção visual inicial com o cliente presente.
Anotar avarias, quilometragem, nível de combustível e acessórios do carro.
Elaboração e Aprovação de Orçamentos: Consultar valores de peças e serviços.
Apresentar o orçamento ao cliente, negociar e obter aprovação.
Acompanhamento dos Serviços: Monitorar o andamento da manutenção ou reparo.
Fazer interface com a equipe técnica para garantir cumprimento de prazos.
Atualização do Cliente: Informar o cliente sobre o status dos serviços, imprevistos ou ajustes de prazo.
Solicitar aprovações adicionais, quando necessário.
Entrega Técnica do Veículo: Realizar o check-out do veículo com o cliente.
Explicar os serviços executados, orientações de uso ou próximos serviços.
Pós-venda e Fidelização: Realizar follow-up para medir a satisfação do cliente.
Incentivar a realização de revisões periódicas e serviços recomendados.
Organização e Controle de Documentos: Garantir que todas as OSs estejam devidamente registradas e arquivadas.
Controlar documentos, autorizações e notas fiscais.
Zelar pelo padrão de qualidade da montadora: Seguir os processos da fábrica e da concessionária.
Participar de treinamentos técnicos e de atendimento.
Requisitos
Técnico em Mecânica Automotiva: oferecido por instituições como SENAI, escolas técnicas e particulares.
Dá base sobre sistemas automotivos (motor, suspensão, freios, elétrica etc.).
Técnico em Eletroeletrônica Automotiva: foco em sistemas eletrônicos embarcados, sensores, injeção eletrônica etc.
Curso de Consultor Técnico Automotivo (ou Consultor de Serviços): específico para quem quer ingressar direto na área.
Envolve atendimento ao cliente, processos da oficina e conhecimentos técnicos.
Oferecido por SENAI, CTF (Centro de Treinamento Ford), entre outros.
Cursos de Atendimento e Gestão:
Gestão de Pós-Vendas Automotiva: ensino sobre processos de pós-venda, fidelização e relacionamento com cliente.
Atendimento ao Cliente e Vendas Consultivas: técnicas de comunicação, negociação e encantamento do cliente.
Gestão de Oficina e Processos Operacionais: organização do fluxo de ordens de serviço, controle de produtividade e qualidade.
Treinamentos específicos da montadora (internos): treinamentos oficiais da marca (ex: VW, Fiat, Toyota, Honda).
São obrigatórios para concessionárias autorizadas.
Complementares úteis:
Excel e Informática Básica
Sistema DMS (Dealer Management System)
Noções de Inglês Técnico (para leitura de manuais e softwares)
Escolaridade
Ensino Médio
#J-18808-Ljbffr