Descrição
Seleção Externa
Cargo:
Engenheiro de Segurança do Trabalho
Jornada:
30h semanais
Regime:
Diarista
Salário:
Compatível praticado na instituição;
Descrição completa conforme Edital de Seleção Nº 18/2025 - ENGENHEIRO DE SEGURANÇA DO TRABALHO, publicada no site:
Responsabilidades e atribuições
* Desenvolver e promover ações e campanhas de conscientização, educação e orientação em Segurança e Saúde do Trabalho;
* Elaborar e implementar procedimentos de segurança específicos, por meio da elaboração de Procedimentos Operacionais Padrão (POP) e/ou Ordens de Segurança (OS);
* Elaborar e emitir relatórios técnicos, laudos ambientais e periciais, pareceres, programas e demais documentos legais;
* Analisar e avaliar dados estatísticos e indicadores de acidentes de trabalho;
* Acompanhar, orientar e controlar a atuação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e de Assédio (CIPAAs);
* Consolidar solicitações, controlar e acompanhar os processos de compra, recebimento, controle de estoque e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs);
* Pesquisar, desenvolver e aplicar novas tecnologias, metodologias e soluções técnicas, visando à melhoria contínua das condições de segurança, dos equipamentos e dos procedimentos operacionais;
* Emitir pareceres técnicos e fornecer informações especializadas a instituições externas, órgãos fiscalizadores ou outras áreas da organização, quando solicitado;
* Elaborar e executar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR);
* Investigar, analisar e registrar acidentes de trabalho;
* Fiscalizar a elaboração do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), conforme exigido pela legislação previdenciária;
* Avaliar e interpretar monitorações dos riscos ambientais, propondo medidas para mitigação dos riscos;
* Coordenar e executar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT);
* Controlar, dimensionar e inspecionar equipamentos de combate a princípios de incêndio (extintores);
* Avaliar e emitir laudos técnicos com parecer sobre adicionais de insalubridade e periculosidade;
* Controlar a execução do PMOC (Plano de Manutenção, Operação e Controle de sistemas de climatização) e direcionar a análise da qualidade do ar interior;
* Coordenar a equipe de segurança do trabalho, delegando tarefas, definindo metas e promovendo a comunicação;
* Atender às demandas da auditoria fiscal do trabalho, acompanhando perícias e auditorias;
* Monitorar o envio dos eventos do e-social de segurança do trabalho;
* Participar de comissões internas de segurança e de gestão do hospital, contribuindo com análises técnicas e orientações normativas;
* Avaliar condições ergonômicas dos postos de trabalho, por meio de observações, entrevistas e medições;
* E demais atividades inerentes ao cargo.
Requisitos e qualificações
* Graduação em Engenharia ou Arquitetura com pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho;
* Declaração do Conselho Regional de Engenharia e agronomia de Pernambuco – CREA/PE de que estar devidamente regularizado;
* Comprovação de experiência mínima de 6 meses na função;