DescriçãoEstamos em busca de um profissional proativo e analítico para a vaga de Coordenador(a) de Cobrança.Este profissional será responsável pela supervisão e liderança da equipe de análise de cobrança, garantindo a eficácia dos processos de concessão de crédito e cobrança. Sua função principal é assegurar que as políticas e controles internos estejam em conformidade com as regulamentações, além de garantir a mitigação de riscos nas operações de crédito para pessoa física e jurídicas. Será o ponto de referência monitoramento das carteiras e acompanhamento da inadimplência, buscando sempre a melhoria contínua e a redução de riscos.Dentre as atividades que serão realizadas temos:• Coordenar e supervisionar as atividades da equipe de cobrança;• Desenvolver e implementar políticas e procedimentos para monitoramento de carteira e gestão de cobrança;• Realizar a análise de renegociação e repactuação de operações de crédito e negociação de garantias;• Implementar e monitorar indicadores de desempenho (KPIs) relacionados à inadimplência, performance e eficácia de cobrança, desenvolvendo projeções de PDD, perdas e descontos;• Identificar e monitorar comportamentos de crédito/cobrança e risco em relação ao portfólio de crédito;• Produzir relatórios executivos, dashboards e apresentações para comitês;• Identificar oportunidades de automatização e implementar melhorias nos processos operacionais;• Interação com fornecedores de soluções para otimização de nossas políticas;• Colaborar com outras áreas (jurídica, comercial, financeiro) e empresas do Grupo para otimizar processos e resolver conflitos.Será um diferencial se você tiver:• Noções de contabilidade;• Pós-graduação em Gestão de Crédito, Finanças, Controladoria ou áreas relacionadas;• Conhecimento avançado em análise de dados financeiros e ferramentas de BI (Business Intelligence) para suportar tomadas de decisão estratégicas;• Familiaridade com sistemas de gestão de risco de crédito, plataformas de análise de crédito e ferramentas de cobrança;• Habilidade em desenvolvimento e implementação de estratégias de mitigação de risco e redução da inadimplência;• Conhecimento em metodologias de avaliação de risco de crédito e collection, como scoring e análise de rating;• Capacidade de comunicação assertiva e fluência para apresentar resultados e estratégias para diferentes públicos (internos e externos);• Vivência com regulamentações do setor financeiro, como o Código de Defesa do Consumidor, LGPD, entre outras normas de compliance;• Conhecimento sobre o funcionamento de bancos centrais, regulamentações e análise de dados de sistemas como Serasa, Bacen, SPC e outros;• Inglês intermediário/avançado será considerado um diferencial para lidar com análises internacionais ou fornecedores externos.Os benefícios que oferecemos são:Vale Alimentação;Vale Refeição;Vale Transporte;Assistência Médica Bradesco;Assistência Odontológica Bradesco;Day Off de Aniversário;Wellhub (Gympass);Auxílio creche, conforme elegibilidade;Elegível a PLR, conforme demais profissionais da instituição e acordo sindical;Empréstimo consignado, conforme políticas.O seu modelo de atuação será:Híbrido, 2x na semana em home office.Horário:De Segunda a sexta, das 9h às 18h.Onde ficamos:Pinheiros/SP ou Leblon/RJRequisitos ObrigatóriosFormação superior em Administração, Economia, Contabilidade, ou áreas correlatas.Experiência comprovada na área de cobrança, preferencialmente no segmento bancário.Ampla experiência com desenvolvimento de relatórios de monitoramento, performance de carteira e eficiência de cobrança.Vivência comprovada na gestão e relacionamento com escritórios e parceiros de cobrança externos.Conhecimento profundo de análise de risco e cobrança.Capacidade de comunicação assertiva e fluência para apresentar resultados e estratégias para diferentes públicos (internos e externos).Vivência em gestão de equipes e elaboração de estratégias para a redução de inadimplência.Experiência com sistemas/ CRM's/ plataformas para controle e automatização de ações de cobrança.Habilidade em desenvolvimento e implementação de estratégias de mitigação de risco e redução da inadimplência.Proficiência em Excel avançado (ou em outras ferramentas de análise de dados como SQL, Power BI, Python) para análise de dados e desenvolvimento de relatórios gerenciais, para suportar tomadas de decisão estratégicas.Power Point avançadoCapacidade analítica, visão estratégica e habilidades de comunicação.