 
        
        Responsabilidade primordial do operador máquina injetora é a observação cuidadosa dos processos de injeção de peças. Isso implica uma grande atenção às características e à quantidade necessária de materiais para cada produção.
As atividades desempenhadas nesse contexto incluem a fixação de insertos no molde, remoção de rebarba e anotação da quantidade produzida. Além disso, o operador deve realizar a separação de peças irregulares, interpretar fichas técnicas e preencher ordens de produção.
O abastecimento do silo da máquina com matéria-prima e o controle da qualidade das peças são também tarefas importantes nessa função.
Para garantir um alto padrão de qualidade nas peças produzidas, é fundamental que o operador esteja ciente das melhores práticas de manutenção da máquina e das condições ambientais adequadas para sua operação.
A fim de garantir a segurança e a eficiência na produção, é essencial que o operador tenha conhecimento sobre as normas de segurança em vigor e siga as instruções fornecidas pelos superiores ou por especialistas em manutenção.
O trabalho do operador máquina injetora requer habilidades interpessoais fortes para trabalhar em equipe, comunicação clara para resolver problemas e gerenciar conflitos potenciais.