Atividades:
Elaborar e orientar atividades de Segurança do Trabalho visando à preservação da integridade física dos colaboradores;
Acompanhar e orientar a equipe de segurança na execução das rotinas diárias da obra;
Inspecionar equipamentos, ferramentas e condições do ambiente de trabalho, garantindo sua conformidade com as normas vigentes;
Investigar e analisar causas de acidentes e incidentes, propondo ações corretivas e preventivas;
Desenvolver e ministrar programas de treinamento relacionados à segurança;
Verificar o cumprimento das normas regulamentadoras, políticas internas e procedimentos de segurança;
Propor e acompanhar providências preventivas para eliminação e/ou redução de riscos;
Elaborar relatórios, laudos, planos de ação e demais documentos pertinentes à área de segurança.
Pré-requisitos:
Formação técnica completa em Segurança do Trabalho com registro ativo no MTE;
Experiência prévia em obras de construção civil ou ambientes industriais;
Conhecimento atualizado das Normas Regulamentadoras (NRs) e legislação trabalhista relacionada à segurança;
Vivência em elaboração de PPRA, LTCAT, PCMSO e demais programas relacionados;
Disponibilidade para atuar em regime de obra (campo) e realizar deslocamentos, quando necessário.
Habilidades e Competências:
Visão preventiva e foco em preservação da saúde e integridade física;
Capacidade de análise de riscos e proposição de soluções eficazes;
Boa comunicação verbal e escrita para elaboração de relatórios e condução de treinamentos;
Liderança e orientação de equipes, com perfil colaborativo;
Organização, disciplina e atenção aos detalhes;
Proatividade na implementação de melhorias contínuas nos processos de segurança;
Capacidade de negociação e interação com gestores, engenheiros e colaboradores de diferentes áreas.