DescriçãoProfissional responsável por planejar, acompanhar e controlar projetos estratégicos da organização, garantindo o cumprimento de prazos, escopo, custos e qualidade. Aplicação da filosofia Lean e suas ferramentas, além de metodologias de Gestão de projetos, como tradicional, PDCA,PMBOK, Scrum ou outras práticas ágeis. Responsável por identificar, analisar e implementar melhorias nos processos organizacionais, visando aumentar a eficiência, reduzir custos e promover a excelência operacional e Melhoria Contínua.Aividades a serem realizadasAtuar na disseminação e implementação de metodologias/ ferramentas e tecnologias de Gestão de Projetos, criando a cultura de Melhoria Contínua;Apoiar metodologicamente os projetos estratégicos, garantindo a conformidade com metodologias e padrões da empresa (como tradicional, PDCA, PMBOK, Scrum, etc.);Apoiar na elaboração de cronogramas, escopos, orçamentos e planos de comunicação, identificando riscos e propondo planos de mitigação;Organizar e manter atualizada toda a documentação do projeto (atas, planos, cronogramas, relatórios).Atualizar indicadores de desempenho (KPIs) e gerar relatórios gerenciais relacionados à performance dos projetos.Atuar na disseminação e implementação de metodologias/ ferramentas e tecnologias de gestão empresarial, criando a cultura de Melhoria Contínua;Apoiar a definição e monitoramento dos resultados de KPIs e métricas de desempenho, em todos os níveis da empresa (estratégico, tático e operacional);Apoiar a estruturação dos fóruns de acompanhamento de resultados, em todos os níveis pertinentes;Promover a integração com as Áreas Internas: Atuar como interface entre áreas de negócio e clientes internos e trabalhar em parceria com diferentes departamentos para garantir alinhamento estratégico;Monitorar o progresso dos resultados das áreas clientes e, junto com os líderes e equipes das áreas clientes, apoiar na elaboração de ações efetivas para alcançar as metas definidas;Apoiar a promoção de campanhas, eventos e treinamentos para desenvolvimentos das equipes na filosofia Lean e suas práticas, e também nas metodologias de Gestão de Projetos;Atuar nos programas de melhoria continua da organização, como Kaizen, 5S, etc.Quando necessario, suportar demais equipes da GEPPP em demandas específicasRequisitosFormação em Administração de Empresas, Engenharias, Gestão de Projetos e áreas afinsTer experiência nas atividades relacionadas ao cargo: gestão de performance e de projetos de melhoria. Ter conhecimento teórico e prático/aplicado das metodologias relacionamento a Gestão de Projetos: tradicional, PDCA, PMBOK, Scrum, Kanban, Lean.Ter conhecimento teórico e prático de Lean Manufacturing e Kaizen: Princípios e ferramentas para eliminação de desperdícios e melhoria contínua.Saber utilizar ferramentas de Gestão de Projetos como MS Project, Jira, Trello.Saber utilizar Ferramentas de Qualidade: Pareto, Diagrama de Ishikawa, 5 Porquês, PDCA, 5W2H, entre outrosConhecimento no desenvolvimento de planejamento estratégico (ter participado de planejamento estratégico e/ ou seu desdobramento em projetos)Ter aplicado ferramentas SWOT e/ou BSCFamiliaridade com produtos industriais, máquinas e equipamentos (fluxo de produto).Noção de processos relacionadoss a desenvolvimento de softwares ou áreas de serviço (fluxo de informações) Facilidade em ministrar treinamentos