Aconselhamento em Dependência Química é parte integrante do trabalho de todo profissional que atua na área. As práticas que configuram as ações de um Conselheiro em Dependência Química são de orientar, ajudar, informar, amparar e tratar o usuário ou dependentes de substâncias e seus familiares.
Responsabilidades e atribuições
* Acompanhar e abordar os usuários antes, após e durante seu processo de tratamento de desintoxicação e recuperação;
* Participar do cuidado das unidades da Moradia de crise nos períodos diurno e noturno;
* Fornecer informações claras sobre a mudança de comportamento do usuário;
* Auxiliar o paciente a identificar e superar de forma prática as barreiras existentes que possam comprometer a motivação para o início e manutenção do tratamento;
* Facilitar para que o paciente consiga identificar situações problema que possam levá-lo à recaída;
* Assegurar ambiente terapêutico;
* Zelar pela ordem da unidade;
* Controlar gastos e reposição de material de consumo e data de validade;
* Prover a unidade de material, equipamentos e roupas para o atendimento ao usuário;
* Participar do acolhimento ao paciente;
* Manter vínculo com os pacientes, ajudando o paciente a remover barreiras;
* Acompanhar encaminhamentos de pacientes, sempre que necessário;
* Participar das reuniões clínicas em conjunto com os demais integrantes da equipe multiprofissional;
* Avisar ao gerente da unidade sobre necessidade de conserto de material/equipamento e planta física;
* Realizar Busca Ativa de pacientes conforme orientação do gerente;
Requisitos e qualificações
* Ensino Fundamental Completo;
* Desejável Ensino Médio Completo.
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