Oportunidade de Parceria (PJ) – Designer Instrucional
A Fundação Vanzolini, formada e liderada por professores da Poli-USP, transforma conhecimento acadêmico em impacto real há quase 60 anos, desenvolvendo projetos de Inovação, Educação e Engenharia no Brasil e no exterior está buscando um Designer Instrucional com as seguintes características abaixo.
Designer Instrucional
Buscamos uma pessoa Designer Instrucional para atuar na criação, estruturação e aprimoramento de cursos e experiências de aprendizagem, com foco em inovação educacional, qualidade pedagógica e organização de conteúdos.
Essa pessoa será responsável por transformar demandas formativas em percursos de aprendizagem claros, coerentes e aplicáveis, contribuindo para a construção de cursos presenciais, híbridos e/ou digitais.
Principais atividades
* Realizar o desenho instrucional de cursos, trilhas e formações.
* Estruturar objetivos de aprendizagem, conteúdos, atividades e avaliações.
* Organizar conteúdos técnicos e pedagógicos em percursos formativos claros e coerentes.
* Apoiar especialistas na adaptação de conteúdos para linguagem educacional.
* Criar matrizes instrucionais, planos de curso, mapas de aprendizagem e roteiros pedagógicos.
* Desenvolver propostas de atividades práticas, estudos de caso, exercícios, fóruns, avaliações e recursos de aprendizagem.
* Revisar conteúdos sob a perspectiva pedagógica, garantindo clareza, consistência e adequação ao público-alvo.
* Propor formatos, metodologias e soluções inovadoras para tornar os cursos mais dinâmicos, aplicáveis e engajadores.
* Apoiar a criação de materiais para ambientes virtuais de aprendizagem, aulas síncronas, vídeos, objetos digitais e materiais de apoio.
* Contribuir para a melhoria contínua dos cursos a partir de feedbacks, dados de participação, indicadores de aprendizagem e boas práticas.
* Atuar em parceria com especialistas de conteúdo, equipes de produção, tecnologia, comunicação e gestão de projetos.
* Pesquisar tendências em educação, inovação, metodologias ativas, aprendizagem digital e inteligência artificial aplicada à educação.
Requisitos
* Experiência com design instrucional, desenvolvimento de cursos, EaD, educação corporativa ou projetos educacionais.
* Conhecimento em desenho pedagógico, metodologias de aprendizagem, avaliação educacional e organização curricular.
* Boa capacidade de escrita, revisão, síntese e adaptação de linguagem.
* Habilidade para transformar conteúdos complexos em materiais educacionais claros e objetivos.
* Capacidade de estruturar cursos a partir de objetivos, competências, conteúdos e atividades.
* Organização, autonomia, criatividade e visão crítica sobre experiências de aprendizagem.
* Facilidade para atuar de forma colaborativa com diferentes áreas e especialistas.
Diferenciais
* Experiência com cursos online, híbridos ou em ambientes virtuais de aprendizagem.
* Conhecimento em Articulate.
* Conhecimento em metodologias ativas, microlearning, gamificação, UX Learning ou aprendizagem baseada em projetos.
* Familiaridade com ferramentas de IA generativa aplicadas à educação e produção de conteúdo.
* Experiência com roteiros para vídeos, objetos digitais, materiais interativos ou recursos multimídia.
* Conhecimento em plataformas AVA/LMS e ferramentas educacionais digitais.
Formação desejada
Graduação em Pedagogia, Letras, Comunicação, Design, Educação, Tecnologia Educacional ou áreas correlatas.
Pós-graduação em Educação, Design Instrucional, Tecnologias Educacionais, Inovação ou áreas relacionadas será considerada diferencial.
Modelo de trabalho
* Trabalho presencial na região de Perdizes, em São Paulo.
* Horário de trabalho a combinar.
* Contrato PJ