1. Intermediar o relacionamento da TBG com a imprensa.
2. Divulgar ações, iniciativas e fatos relevantes da empresa seja no
acompanhamento de executivos da companhia em eventos, na produção de
releases, matérias, artigos e notas, e em demais atividades do interesse da
Companhia, sempre sob a coordenação da TBG.
3. Traçar estratégias de comunicação para atuação nas mídias nacional, regional, local
e segmentada. Há também a probabilidade esporádica de atuação em mídia
internacional.
4. Apresentar trimestralmente um planejamento das ações de relacionamento com a mídia.
5. Aperfeiçoar e manter atualizado o mailing de veículos de comunicação nacionais e regionais, considerado o trajeto do Gasoduto Bolívia-Brasil, assim definido:
**5.1. Revistas e Jornais**: público-alvo, periodicidade, abrangência de
impacto local, regional e nacional, linha editorial, posicionamento em relação
à política local, regional e nacional, tiragem, circulação, colunas e seções
mais lidas e jornalistas mais influentes;
**5.2. TVs e Rádios**: público-alvo da emissora e dos programas, audiência,
abrangência de impacto local, regional e nacional, linha editorial,
posicionamento em relação à política local, regional e nacional, horários de
veiculação dos principais jornais e programas de entrevistas, âncoras e
patrocinadores;
5.3. Portais de Notícias (agências de notícias, blogs, veículos online):
público-alvo, colunas e jornalistas influentes.
5.4. É importante basear o mapeamento por região. Muitas cidades
atravessadas pelo duto são de pequeno porte e não possuem veículos de
imprensa. Por isso, o mapeamento deve englobar ? nesses casos ? as
**regiões próximas à passagem do duto. Exemplos**: Morro Grande (SC), jornais
e rádios são de Jacinto Machado (SC). As emissoras de TV que atendem à
cidade de Araçatuba (SP) são de São José do Rio Preto (SP) etc.
6. Atualizar periodicamente o mailing, com inserção dos contatos novos
e atualização dos antigos.
7. Participar, da sede no Rio de Janeiro ou em viagem, de todo o processo
de comunicação relativo aos exercícios de segurança realizados anualmente
em regiões atravessadas pelo Gasoduto, cujas informações de data, horário e
local serão previamente informados.
8. Divulgar para os veículos de comunicação local, regional e nacional informações sobre os exercícios de segurança realizados pela TBG.
9. Orientação prévia aos porta-vozes designados pela TBG. Preparar todo o material de divulgação para os jornalistas (press-kit). Recepcionar e atender as demandas da imprensa. O conteúdo de treinamento e de divulgação deverá ser previamente aprovado pelo cliente.
10. Em caso de situação de emergência ou crise, de qualquer natureza, sendo ela local ou regional, atender de imediato deslocando-se para a Sede no Rio de Janeiro.
11. Identificar, orientar e elaborar briefing para outros profissionais envolvidos em trabalhos de comunicação, como fotógrafos e cinegrafistas.
13. Sempre que procurada pela imprensa, solicitar previamente ao jornalista um resumo da pauta, prazo para retorno e as perguntas para as quais deseja informações. As sugestões de respostas devem, então, ser encaminhadas para a Coordenação de Comunicação Institucional da TBG, junto com um briefing do veículo e do repórter solicitante.