Planejar, organizar, dirigir e controlar todas as atividades relativas ao setor de departamento pessoal; Aplicar a Legislação Trabalhista e Previdenciária no subsistema de Departamento Pessoal. Elaborar a folha de pagamento, recolher os encargos sociais, emitir relatórios e estatísticas internas e as exigidas pela legislação; Supervisionar o registro da jornada de trabalho dos colaboradores e o banco de horas, orientando as coordenações e realizando os devidos acertos/manutenção conforme as solicitações de ocorrências de ponto; Acompanhar e controlar as horas registradas no banco de horas, bem como suas respectivas compensações; Calcular e conferir as rescisões de contrato de trabalho, efetuando a homologação junto ao sindicato e/ou órgãos representantes, observando as convenções coletivas de trabalho; Manter o controle sobre a programação das férias dos colaboradores, informando as respectivas gerências o período aquisitivo de sua equipe; Atender colaboradores, orientando-os em assuntos pertinentes à área, dirimindo dúvidas existentes; Acompanhar e analisar os indicadores de resultados como banco de horas, horas extras, atestados.