Estamos à procura de uma pessoa Analista de Inteligência de Mercado I para desenvolver, propor e executar o conjunto de atividades de obtenção, análise, pesquisa, sistematização, produção e disseminação de informações pertinentes aos mercados de atuação da companhia, aos seus competidores, clientes, potenciais clientes e informações relacionadas ao ambiente de negócios, com o objetivo de fornecer elementos para os processos e a formulação de estratégias de comercialização de energia elétrica da companhia.Responsabilidades:Desenvolver e aplicar metodologias para identificar movimentos táticos dos concorrentes (preços, disponibilidade de recursos e estratégias de atuação).Garantir o controle do processo de comercialização e elaborar relatórios específicos de acompanhamento das operações de compra e venda de energia elétrica.Analisar indicadores do setor elétrico brasileiro e sua perspectiva de evolução e mudanças, identificando riscos e oportunidades para o processo de comercialização de energia.Desenvolver e aplicar metodologias para identificar e ampliar a participação (market-share) da companhia no ambiente de contratação livre de energia elétrica.Garantir a identificação de variações, desvios e projeções de consumo dos clientes para o gerenciamento do balanço de energia.Elaborar relatórios, análises, projeções e pareceres referentes a oscilações no setor elétrico brasileiro, e avaliar oportunidades e impactos nos contratos de compra e venda de energia elétrica.Elaborar estratégias para prospecção de novos clientes, dimensionamento de mercado, identificação de áreas de atuação e análise e seleção de setores de atividades e do desenvolvimento de produtos customizados.Realizar análise, criação, revisão e/ou manutenção da documentação normativa e processos da área de atuação.Pré-requisitos Obrigatórios:Análise de risco, de investimento, conceitos de viabilidade econômico-financeira - Básico.Conceitos e metodologia da atividade de inteligência de mercado - Básico.Fundamentos, legislação e regulação do setor elétrico brasileiro - Básico.Informática: editor de texto, planilha eletrônica, apresentações, internet, e-mail - Intermediário.Regras e procedimentos de comercialização do mercado de energia elétrica brasileiro - Básico.Inglês intermediário a avançado.Ensino Superior completo em cursos na área de Ciências Sociais Aplicadas e/ou Exatas.Atributos Desejáveis:Conhecimento avançado em Excel.Conhecimento em Power Bi para nível de consulta.Experiência com Inteligência Artificial.Pós-graduação em Engenharia, Economia, Marketing e/ou Inteligência de Mercado.Benefícios:Plano médico e Odontológico.Vale Alimentação e/ou Refeição;Auxílio Transporte;Previdência privada;Seguro de vida em grupo;Academia / Programas de qualidade de vida;Programa de Remuneração Variável.Promovendo o Progresso Harmonioso para um Brasil SustentávelA ENGIE está presente no Brasil há mais de 20 anos, liderando a geração de energia elétrica no país e oferecendo serviços e soluções inovadoras aos seus clientes.O Grupo fornece soluções altamente eficientes para pessoas, cidades e empresas através do seu conhecimento técnico em quatro setores-chave: energias renováveis, eficiência energética, gás natural liquefeito e tecnologias digitais.A ENGIE possui 150.000 colaboradores em todo o mundo e obteve receitas de € 65 bilhões em 2017. No Brasil, a ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica no país, com capacidade instalada própria de 9.356 MW em mais de 30 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa.
#J-18808-Ljbffr