O Serviço é voltado para o acolhimento de pacientes com transtornos mentais e dependentes químicos, como complementação da rede de atenção à saúde mental, que tem o objetivo de substituir os Hospitais Psiquiátricos, sendo divido em dois tipos de atendimento:
**Residências Terapêuticas Especiais ou Unidades de Acolhimento**- Voltadas para dependentes químicos, oferece acompanhamento médico e psicológico, além de moradia temporária de até 6 meses. O objetivo é que o paciente se reestabeleça e retome sua vida livre da dependência química.
**Responsabilidades e atribuições**
- Trabalhar em equipe, no cuidado e acompanhamento dos moradores egressos dos hospitais psiquiátricos em situações de vulnerabilidade, com vinculo familiar fragilizado ou inexistente;
- Construir e manter uma relação positiva com os moradores;
- Otimizar a qualidade de vida em geral de cada um dos moradores;
- Prevenir situações de riscos tais como, vulnerabilidade física, emocional, cognitiva, familiar e social;
- Apoiar através da escuta, de conversas e atividades na residência, externas e de lazer, respeitando os valores individuais de cada morador;
- Acompanhar, ensinar e realizar as atividades diárias de uma residência: limpeza e organização da casa, das roupas e preparo de refeições;
- Auxiliar nos cuidados pessoais, nas atividades de higiene (banho, higiene oral e alimentação);
- Acompanhar, ensinar e estimular os cuidados com a saúde de cada um dos moradores (consultas, exames, horário da medicação, atividades fora da casa);
- Auxiliar e estimular as atividades externas com: ir ao supermercado, farmácia, salão de beleza, lojas, benefícios social, banco, entre outros;
- Administrar conflitos e impasses referentes aos moradores no geral;
- Participar de reuniões promovidas pela Instituição e Secretaria Municipal da Saúde (SMS);
- Informar as intercorrências com os moradores á gerência da Residência;
- Garantir a qualidade do registro em formulários, impressos e outros estabelecidos pela Instituição e SMS;
- Atender a todos os princípios e critérios de conduta contidos no Manual de Conformidade Administrativa - Políticas e Princípios de Integridade da SPDM;
- Executar as atribuições determinadas pela Instituição a respeito das práticas a serem tomadas em relação à proteção de dados pessoais - LGPD;
- Realizar as atividades das áreas/setores, seguindo as determinações do Gestor imediato e padronizações da Instituição.
**Requisitos e qualificações**
- Ensino Médio Completo
- Experiência mínima de 6 meses como **acompanhante comunitário** e/ou **cuidadora**.
**Informações adicionais**
- Local de trabalho: Jabaquara, Zona Sul - São Paulo/SP Escala: 12x36 das 07:00 às 19:00 horas - Plantão impar em Outubro
A **SPDM - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina** é uma Associação civil sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, reconhecida de utilidade pública federal, estadual e no município de sua sede, respectivamente pelos decretos nos. 57.925, de 04/03/1966, 40.103 de 17/05/1962 e 8.911, de 30/07/1970.
A Instituição atua nos âmbitos federal, estadual e municipal, em harmonia com suas políticas de saúde e de educação, e também como organização social habilitada em vários estados, na gerência de serviços e organizações de saúde, por meio de convênios e contratos de gestão.
A diretriz primordial da Associação é sua inserção no sistema de saúde direcionada ao tratamento, prevenção de doenças e à promoção da saúde primária, secundária e terciária, estreitando laços com a comunidade local e reafirmando seu compromisso social de atender a todos, sem discriminação.
Com o crescimento Institucional, a SPDM vem expandindo sua área de atuação com projetos, em desenvolvimento, na área da Assistência Social e na área Educacional. Toda essa gama de atividades consolida, cada vez mais, a SPDM como uma instituição filantrópica de grande porte, que busca a sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Suas quatro superintendências - Hospital São Paulo, Instituições Afiliadas, **Programa de Atenção Integral à Saúde (PAIS)** e Educação - são gerenciadas por profissionais de alta capacitação técnica e notável saber.
Assim, a SPDM contribui de forma efetiva para a melhoria contínua dos serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde do Brasil, visando principalmente garantir a universalidade e as oportunidades de acesso à saúde, necessárias ao desenvolvimento humano e social do cidadão. Para tanto, associa o melhor da tecnologia com atendimento médico de alta qualidade, respaldado por equipes multiprofissionais, formadas por enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, bioquímicos, psicólogos, tecnólogos, assistentes sociais e dentistas, entre outros.
**O Programa de Atenção Integral à Saúde** iniciou suas atividades no ano de 2001 no município de São Paulo, se estendendo para outros municípios e estados. Desde o início de suas atividades, o **PAIS** busca, em parceria com a gestão pública, o crescime