Como requisito básico, você deve ter:
1. Ensino superior completo em Engenharia Elétrica, Engenharia automação, instrumentação, mecânica ou áreas correlatas;
2. Experiência com análise e verificação de desenhos e documentos de engenharia;
3. Experiência com gerenciamento de projetos multidisciplinares;
4. Experiência na função de Engenheiro de Projetos;
5. Experiência em ambiente industrial.
Você se destaca se tiver:
6. Experiência no setor industrial química e petroquímica;
7. Experiência em gerenciamento de projetos, incluindo planejamento, execução, monitoramento e encerramento de projetos;
8. Pós-graduação ou MBA em Gestão de Projetos;
9. Experiência em sistemática FEL.
Descrição sumária:
Responsável por coordenar e supervisionar projetos de engenharia, garantindo que sejam executados dentro dos padrões de qualidade, prazo e orçamento estabelecidos. Este profissional atua como um elo entre as equipes técnicas, fornecedores e clientes, assegurando a viabilidade técnica e econômica dos empreendimentos.
Descrição detalhada:
10. Acompanhar a evolução dos projetos de engenharia nos aspectos técnico, cumprimento de prazos e qualidade da entrega, bem como as entregas contratadas junto a empresas externas, através do acompanhamento rigoroso e da aplicação de regras de governança dos projetos, assegurando a sua compatibilização com os contratos aprovados;
11. Garantir as correções de as built identificadas pela área de implantação, a fim de garantir a fidelidade dos projetos ao realmente executado;
12. Garantir o desenvolvimento de projetos viáveis, observando critérios técnicos, ambientais, legais e de conformidade, bem como atender aos objetivos organizacionais, dentro dos prazos previstos, custos e de acordo com as premissas estratégicas contratadas pelo cliente.
13. Assegurar o cumprimento das normas de engenharia e das melhores práticas na gestão e implementação de projetos, seja pelos profissionais internos seja pela adequação técnica dos fornecedores ou prestadores de serviços dos contratos em curso.
14. Promover e participar das reuniões de detalhamento do projeto conforme metodologia específica, identificando todas as fases previstas, as entregas e os prazos, alinhando com as áreas envolvidas as previsões de atendimento;
15. Identificar problemas e oportunidades nos processos, mediante análise de resultados, exame de possibilidades de reorganização e otimização.
16. Participar do desenvolvimento de projeto nas fases conceitual, básico e detalhado, visando o desenvolvimento de projetos, tratamento das interfaces, sinergias e outras correlações de Engenharia dos projetos;
17. Preparar relatórios parciais e totais dos projetos sob sua responsabilidade, assinalando as eventuais falhas encontradas, a fim de fornecer subsídios ao gestor do contrato na tomada de decisões;
18. Definir metas e objetivos claros para cada fase do projeto, alinhando-os com as expectativas dos stakeholders.
19. Supervisionar e coordenar as equipes de trabalho, garantindo a comunicação eficaz entre os membros e a integração das atividades.
20. Promover reuniões regulares para acompanhamento do progresso e resolução de problemas.
21. Gerenciar fornecedores e prestadores de serviços, assegurando que cumpram os requisitos técnicos e de qualidade.
22. Monitorar e controlar os custos do projeto, identificando desvios e propondo ações corretivas quando necessário.
23. Garantir que todos os projetos estejam em conformidade com as normas de segurança, saúde e meio ambiente.