Descrição
O
Key Account Manager (KAM) é um executivo sênior de relacionamento, responsável
por maximizar a rentabilidade, fidelização e expansão dos principais clientes
da Transmartins especialmente os classificados como Platina e Diamante. Atua
como parceiro estratégico, antecipando necessidades, propondo soluções
personalizadas e coordenando a entrega de valor ponta a ponta. Seu foco está
centrado em três pilares: retenção, expansão (upsell/cross-sell) e
desenvolvimento de novos negócios dentro da carteira.
Responsabilidades e atribuições
Missão do Cargo
Fortalecer,
consolidar e expandir o relacionamento com clientes estratégicos de alta
relevância financeira, posicionando a Transmartins como parceira de negócios
essencial por meio de uma atuação consultiva, orientada por dados, excelência
operacional e resultados sustentáveis.Atividades1.
Prestar atendimento a todos os clientes da Transmartins independente do
responsável direto, sempre que necessário no intuito de garantir a uniformidade
na qualidade do serviço prestado e seguindo os padrões do manual de
atendimento. 2. Atuar
na gestão de sua respectiva carteira de clientes buscando o desenvolvimento
deles através de rotinas de manutenção e reconquista.3. Aumentar o share of wallet dos
clientes Platina e Diamante;4. Construir e manter relações de
confiança com decisores estratégicos;5. Antecipar oportunidades e propor
soluções alinhadas aos desafios dos clientes;6. Assegurar a renovação de contratos
e a satisfação de longo prazo;7. Integrar e mobilizar as áreas
internas (operações, atendimento, produto) para excelência na entrega;8. Estimular a geração de novos
projetos e negócios dentro da base atual.9. Realizar diagnósticos aprofundados
das contas, mapeando objetivos, desafios e oportunidades de crescimento
conjunto.10. Elaborar e executar planos de
conta individualizados, com metas, estratégias e táticas bem definidas;11. Negociar contratos, renovações e
escopos ampliados com foco em valor agregado e rentabilidade;12. Conduzir reuniões periódicas com
clientes (QBRs, estratégicas e operacionais);13. Monitorar indicadores-chave como
NPS, churn, upsell e margem por conta;14. Atuar como elo entre clientes e
áreas internas, assegurando fluidez nos processos e consistência na entrega.15. Acompanhar tendências de mercado e
prover insights relevantes aos clientes.16. Registrar dados estratégicos no
CRM, mantendo histórico e oportunidades atualizadas.17.
Manter uma rotina de captação de clientes através de pesquisas orientadas pela
gestão do setor ou através de leads recebidos pelo setor de Marketing.18.
Realizar e negociar cotações solicitadas pelos clientes com origens nos
diversos canais (telefone, e-mail, WhatsApp Bussines. Site, Portal).19. Fazer
gestão diária das cotações realizadas, visando garantir o alcance dos
indicadores e justificar os relatórios de cotações não finalizadas, detalhando
as situações ocorridas, para subsidiar a tomada de decisões.20.
Realizar e manter cadastro de clientes atualizado nos sistemas utilizados pela
empresa.21.
Participar da elaboração e negociação de propostas comerciais, inteirando-se
das informações referentes ao projeto, bem como, assegurando-se do controle e
cumprimento delas.22. Agendar
e realizar visitas externas frequentemente.23.
Identificar e cadastrar a Transmartins em portais para participação de BIDs
realizando um alinhamento prévio com o gestor direto o setor (Supervisão e/ou
Gerência).24.
Acompanhar os indicadores estratégicos dos clientes avaliando a rentabilidade
(margem), discutindo e propondo ajustes de escopo de atendimento.25.
Aplicar as estratégias comerciais e usar as ferramentas definidas pela
diretoria e gerência com objetivo de contribuir para o desenvolvimento do setor
comercial.26.
Analisar diariamente a evolução das metas estabelecidas pela gestão do setor e
realizar ações para garantir o cumprimento delas.27.
Solicitar e/ou gerar mensalmente relatórios de indicadores dos clientes que
representam 80% da receita da sua respectiva carteira e apresentar ou
acompanhar a apresentação os dados aos clientes como forma de mostrar de
maneira estratégica um acompanhamento próximo, identificar os pontos de
melhoria e as oportunidades. Caso a apresentação não seja feita em uma reunião,
os dados deverão ser enviados por e-mail.28.
Participar de treinamentos e reciclagens determinados pela empresa.29. Atuar
no apoio ao gestor imediato sempre que solicitado nos processos inerentes à sua
de atuação usufruindo da experiência para o autodesenvolvimento.
30.
Executar a implantação de planos de trabalho e procedimentos do setor,
efetivando e acompanhando as ações técnicas necessárias, a fim de alcançar os
objetivos e metas estabelecidas.
Requisitos e qualificações
Competências Comportamentais– CRM (HubSpot, Pipedrive, Salesforce ou similar);
– Técnicas de venda consultiva e vendas baseanda em valor;
– Gestão de contas e elaboração de planos de conta;
– Negociação estratégica e gestão de contratos;
– Análise de dados financeiros (faturamento, margem, CAC,
LTV);
– Domínio de produtos e serviços da Transmartins.Competências Comportamentais– Escuta ativa e empatia estratégica;- Alta capacidade de negociação e influência;- Orientação a resultados e mentalidade de dono;- Capacidade de navegar em ambientes ambíguos;- Inteligência emocional e gestão de relacionamentos;- Visão sistêmica e foco em geração de valor mútuo;
– Proatividade, curiosidade e adaptabilidade.Formação Desejada– Graduação em
Administração, Engenharia, Economia, Comunicação, Direito ou áreas afins;
– Pós-graduação/MBA em áreas
como Vendas, Gestão de Negócios ou Estratégia será considerado diferencial.