O que você fará
Técnico Confiabilidade Ativos de Transmissão JR
Você será responsável pela gestão dos ativos da transmissão, incluindo a execução das atividades de operação, manutenção e integração das instalações de transmissão.
Objetivos do cargo
* Gestão eficaz dos ativos da transmissão;
* Execução de atividades de operação e manutenção;
* Integração das instalações de transmissão para assegurar a funcionalidade e disponibilidade dos sistemas elétricos de potência.
Responsabilidades
1. Sob coordenação do centro de operação, executar as atividades de operação das instalações de transmissão;
2. Executar os procedimentos de bloqueio, sinalização e delimitação dos equipamentos ou locais de trabalho conforme normativo vigente para a segurança necessária às atividades de manutenção;
3. Sob coordenação do centro de operação, monitorar as grandezas elétricas do sistema visando o acompanhamento de sua normalidade e tomando as ações necessárias quando da identificação de anomalias;
4. Realizar as atividades de inspeção (visual, digital, termográfica) das instalações da transmissão, visando a identificação de anomalias;
5. Inspecionar e manter os sistemas de comunicação das subestações às salas de comando e centros de controle;
6. Acompanhar e fiscalizar as atividades de terceiros nas instalações de transmissão, visando a excelência e padronização dos serviços;
7. Subsidiar, com agilidade, as demais equipes com as informações necessárias para recomposição dos equipamentos, através da coleta e análise preliminar de registros oscilográficos (pré-análise), registros de eventos, alarmes e desenhos funcionais;
8. Executar as atividades de conservação das instalações de transmissão, incluindo o diagnóstico de defeitos, substituição e reparo de pequenos componentes;
9. Assegurar que todas as atividades desenvolvidas se mantenham dentro de padrões definidos de segurança, qualidade e agilidade;
10. Sanar anomalias nos sistemas e equipamentos existentes através da execução das atividades de manutenção estabelecidas nos procedimentos normativos;
11. Elaborar relatórios das atividades através da compilação, consolidação e análise das informações de acordo com os padrões preestabelecidos;
12. Realizar montagem eletromecânica e conexões elétricas em caixas e painéis de proteção, comando e supervisão;
13. Realizar as atividades de inspeção e manutenção em painéis dos sistemas de proteção e controle;
14. Assegurar a funcionalidade do sistema elétrico de potência, através da execução de atividades de manutenção, inspeção e teste nos sistemas de proteção, controle e automação;
15. Executar atividades de manutenção elétrica e eletromecânica em compressores, transformadores, disjuntores e seccionadores, grupo geradores entre outros;
16. Assegurar a funcionalidade do sistema elétrico de potência, através da execução de atividades de inspeção e manutenção dos equipamentos primários e auxiliares;
17. Executar inspeção, manutenção e conservação das linhas de transmissão e faixas de servidão, visando garantir o desempenho e a segurança da instalação;
18. Apoiar as atividades de comissionamento e integração de novos equipamentos e instalações;
19. Efetuar os registros de operação e manutenção nos sistemas específicos, mantendo atualizada a base de dados destes sistemas;
20. Elaborar relatórios de atividades, anomalias e ocorrências, avaliando as necessidades de manutenção, de acordo com o estabelecido nas respectivas instruções de: transformadores, disjuntores, para-raios, painéis de controle, entre outros;
21. Identificar necessidades de compra para seguimento das atividades de operação e manutenção de sistemas e equipamentos;
22. Executar o trabalho observando aspectos relativos à Segurança no trabalho e padrões de comportamento seguro, cumprindo legislação vigente e normas internas do Grupo;
23. Contribuir com a proteção do meio ambiente e colaborar para uma organização ambientalmente sustentável, através da compreensão de seus aspectivos e impactos ambientais e do atendimento dos requisitos legais e outros requisitos relacionados à Gestão Ambiental;
24. Exercer as atividades mencionadas de acordo com os requisitos, políticas, objetivos e metas do Sistema de Gestão Integrada – SGI que contempla as diretrizes da ISO 14001, e ISO 45001.