Global Trade e Consultoria MSF Ltda - Descrição da vaga em Português após a descrição em Inglês.International Trade InternJob descriptionIf you want to take the first steps in your International Trade career, working with business partners from all over the world, under the supervision of well experienced professionals from both Procurement and Sales functions, this is your chance.The list below is a comprehensive list for Senior Professionals. A successful candidate will be the one who shows skills, abilities and attitudes in view of the listed activities.Engage customers to introduce the company and its capabilities in supplying equipment, materials, components and spare parts for heavy industry.Complete all steps to enter customer's supplier registry.Establish frequent communication channels with customers' purchasing agents to participate in bids and requests for quotes.Review requests for quotes from clients, evaluate potential vendors, elaborate requests to submit to vendors, receive offers from vendors, evaluate best options, prepare technical and commercial proposals for clients.Manage complete bidding process from receipt of requests, proposals presentation and proposals negotiation through order winning.Participate in technical visits to client's plants and operational sites.Receive purchase orders, process internal orders and submit order confirmations to customers.Manage supply agreement contracts.Attend requests from customers related to orders' follow-up, negotiate earlier/late deliveries when necessary, and oversee orders up to ordered products are ready to pick up/ship.Contact partners to obtain products package information (weights, sizes, pick-up address, etc.).Review and recommend the best shipment methods (air/sea/etc.)Conduct shipping quotations to define best agent to handle activities in the country of originPrepare shipping documents (invoice and packing list) according to customers' requirements.Follow-up shipping steps until we have the copy of the original waybill (B/L or AWB) and submit it to the customers.Monitor the payment process and resolve eventual issues to get payment completed.Receive, review and solve claims or non-conformity reports from customers.Respond to customer's request for technical information on shipped products, so they can proceed with customs clearance, including review of the imported items' description, revision of fiscal classification, HS code (Mercosur code – NCM).Follow-up payments from Tranz Global to vendors and service providersData entry, register and control of each customer account, to optimize our supplier performance.Participate in Conferences, Exhibitions and Exposition in the relevant business areas.Graduation areas: Business, Logistics, International TradeEducational Level: Technical Education – Studying the last year of the courseThere is no objection for disabled candidates.Scholarship Value: R$ 1,300.00Time schedule: To be agreedSkills:Advanced English (written proficiency is required; oral and listening proficiency can be basic to intermediate)From Microsoft Office: Excel, Word, PowerPointBasic knowledge of customs clearance, Incoterms 2020, compliance in procurement, SAP/ERPCommunication skills and platforms: Good verbal and written communication skills as well as knowledge of online platform resources (WhatsApp, Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, etc.), including remote connection, online presentation, audio and video configuration.Marketing tools on Social Media platforms (LinkedIn, etc.)Sustainability and basic Environment, Health and Safety knowledgeAvailability for hybrid work (in-person minimum once a week)Estagiário em Comércio ExteriorDescrição da vagaSe você deseja dar os primeiros passos em sua carreira em Comércio Internacional, trabalhando com parceiros de negócios do mundo todo, sob a supervisão de profissionais experientes das áreas de Compras e Vendas, esta é a sua chance.A lista abaixo é uma completa relação de atividades/experiências exigida para Profissionais Sêniores. O candidato bem-sucedido será aquele que demonstrar competências, habilidades e atitudes em relação às atividades listadas.Contatar os clientes para apresentar a empresa e sua capacidade no fornecimento de equipamentos, materiais, componentes e peças de reposição para a indústria pesada.Concluir todas as etapas para se registrar no cadastro de fornecedores do cliente.Estabelecer canais de comunicação frequentes com os agentes de compras dos clientes para participar de licitações e solicitações de cotações.Analisar solicitações de cotações de clientes, avaliar potenciais fornecedores, elaborar solicitações para enviar aos fornecedores, receber ofertas de fornecedores, avaliar as melhores opções e preparar propostas técnicas e comerciais para os clientes.Gerenciar todo o processo de licitação, desde o recebimento das solicitações, apresentação e negociação das propostas até a conquista do pedido.Participar de visitas técnicas às plantas e sites dos clientes.Receber pedidos de compra, processar pedidos internos e enviar confirmações de pedidos aos clientes.Gerenciar contratos de fornecimento.Atender às solicitações dos clientes relacionadas ao acompanhamento de pedidos, negociar entregas antecipadas/atrasadas quando necessário e supervisionar os pedidos até que os produtos encomendados estejam prontos para retirada/envio.Contatar parceiros para obter informações sobre a embalagem dos produtos (pesos, dimensões, endereço de retirada, etc.).Revisar e recomendar os melhores modais de transporte (aéreo/marítimo/etc.).Realizar cotações de frete para definir o melhor agente para lidar com as atividades no país de origem.Preparar os documentos de embarque (fatura e packing list) de acordo com as necessidades dos clientes.Acompanhar as etapas de embarque até obtermos a cópia do conhecimento de transporte original (B/L ou AWB) e enviá-la aos clientes.Monitorar o processo de pagamento e resolver eventuais problemas para que o pagamento seja concluído.Receber, revisar e solucionar reclamações ou relatórios de não conformidade dos clientes.Atender às solicitações de informações técnicas dos clientes sobre os produtos embarcados, para que possam prosseguir com o desembaraço aduaneiro, incluindo a revisão da descrição dos itens importados, revisão da classificação fiscal e do código harmonizado internacional (incluindo Código Mercosul – NCM).Acompanhar os pagamentos da Tranz Global a fornecedores e prestadores de serviços.Digitar, registrar e controlar cada conta de cliente, a fim de otimizar o desempenho do nosso fornecedor.Participar de Conferências, Feiras e Exposições nas áreas de atuação relevantes.Áreas de formação: Administração, Logística, Comércio InternacionalNível Escolar: Ensino Técnico – Cursando último ano do cursoNão há objeção para candidatos PCD.(3 exemplos de atividades no site CIEE: Acompanhar embarque de equipamentos; Pesquisar a logística do comercio exterior; Organizar documentação referente a embarque de mercadorias)Valor da Bolsa: R$ 1.300,00Horário: A combinarHabilidades:Inglês avançado (proficiência escrita é obrigatória; proficiência oral e auditiva pode ser básica a intermediária)Dos recursos do Microsoft Office: Excel, Word, PowerPointConhecimentos básicos de desembaraço aduaneiro, Incoterms 2020, conformidade em compras, SAP/ERPHabilidades de comunicação e plataformas: Boas habilidades de comunicação verbal e escrita, bem como conhecimento de recursos de plataformas online (WhatsApp, Google Meet, Microsoft Teams, Zoom, etc.), incluindo conexão remota, apresentação online, configuração de áudio e vídeo.Ferramentas de marketing em plataformas de mídia social (LinkedIn, etc.)Sustentabilidade e conhecimentos básicos de SSMA Saúde, Segurança e Meio Ambiente.Disponibilidade para trabalho híbrido (presencial, no mínimo, uma vez por semana)