Desenvolver competências e habilidades para liderar um time de TI. As principais responsabilidades incluem:
Função e Responsabilidades
Oferecer suporte estratégico ao gerente de tecnologia da informação e promover a inovação e inteligência no negócio. Identificar oportunidades de melhoria nos projetos de TI por meio da interface com as áreas, agilizando a implantação.
Especificidades do Cargo:
1. Acompanhar a necessidade de aquisição, adaptação ou reformulação de sistemas informatizados para atender ou melhorar o fluxo de trabalho e informações da empresa;
2. Avaliar as necessidades junto ao usuário e buscar soluções mantendo contatos com o mercado, visando identificar fornecedores para suprir tal carência, negociar condições de compra ou prestação de serviços e buscar aprovação do superior para sua efetivação;
3. Coordenar a implantação de sistemas, intermediando a atuação dos fornecedores contratados junto aos usuários, e informar-se sobre detalhes técnicos para orientações posteriores ou treinamento;
4. Orientar, coordenar e/ou executar o suporte técnico aos usuários, abrangendo sua infraestrutura na instalação e manutenção de equipamentos computadorizados, criação de pontos da rede, restauração de backups, atualização de sistemas (antivírus, banco de dados, etc.), configuração de periféricos, utilização da Internet e orientação geral aos funcionários visando o correto uso e aplicação dos sistemas e ferramentas disponíveis;
5. Sugerir a necessidade de troca de sistemas, contatar fornecedores e avaliar as condições de fornecimento atuando em conjunto com a área de Compras;
6. Mantê-lo informado sobre novas tendências, técnicas, materiais, equipamentos e procedimentos que possam impactar sua atividade mediante acessos à Internet, leitura de bibliografia especializada, contatos, participação em eventos do segmento, etc., e posicionar o superior, para ciência e providências;
7. Executar outras tarefas relacionadas com o cargo, a critério do superior imediato;
8. Gerenciar o desenvolvimento profissional da equipe pautado em gestão por competências e meritocracia, contribuindo para a cultura de desempenho, visando alcançar melhores resultados e manter a sua equipe constantemente alinhada, motivada e atualizada;
9. Avaliar sistemas e softwares necessários ao negócio da empresa viabilizando a melhor alternativa tecnológica existente e compatível para integração de soluções de infraestrutura computacional;
10. Participar de reuniões que tangem decisões de aquisição e/ou implantação de novos sistemas;
11. Documentar e propor procedimentos, instruções, normas e regulamentações de acordo com as normas técnicas e divulgar para a equipe de TI em forma de políticas de acesso aos recursos de informática de acordo com as diretrizes da empresa;
12. Garantir o cumprimento dos procedimentos, normas de conduta e ética, bem como diretrizes gerais da empresa;
13. Ministrar treinamentos dentro de sua área de atuação, sempre que necessário;
14. Conhecer, aplicar, promover e sugerir normas e condutas voltadas para a segurança no trabalho e preservação ambiental, participando dos programas promovidos pela unidade, contribuindo para a eliminação de situações que possam representar riscos de acidentes no trabalho e degradação do meio ambiente;
15. Zelar pela conservação dos bens patrimoniais, solicitando manutenção, reparo e/ou reposição, sempre que necessário;
16. Sugerir novas tecnologias baseadas no avanço tecnológico;
17. Executar outras atividades correlatas, a critério da gestão imediata.