About The Job
O Projeto Sucuriú marca a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. O investimento de US$4.6 bilhões inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose/ano. Está localizado em uma área de 3.500 hectares, a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027. Em todas as fases desenvolvimento do Projeto, e de maneira contínua, monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação. Durante as obras, a Arauco vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística. O propósito é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.
Sobre a Arauco Brasil
No país desde 2002, a Arauco atua nos segmentos Florestal e de Madeiras com o propósito de, a partir da natureza e de fontes renováveis, contribuir com as pessoas e o planeta. Emprega mais de 3000 colaboradores próprios e conta com 5 unidades industriais brasileiras. As plantas estão distribuídas entre a produção de painéis, em três fábricas localizadas nas cidades de Jaguariaíva (PR), Ponta Grossa (PR) e Montenegro (RS);
painéis e molduras, na planta localizada em Piên (PR);
resinas e químicos, na unidade de Araucária (PR) e, em 2027, prepara-se para inaugurar sua primeira fábrica de celulose brasileira em Inocência (MS). Com atuação orientada por práticas ESG, a Arauco possui certificação FSC® (Forest Stewardship Council®) em suas florestas, que reconhece o manejo ambientalmente responsável, socialmente justo e economicamente viável. A companhia também foi a primeira do mundo a receber a certificação Carbono Neutro, em 2020, emitida pela Delloite e auditada pela Price Waterhouse. Globalmente e no país, opera primando pela gestão responsável da água, a conservação da biodiversidade e a retirada de gás carbônico da atmosfera.
Quer fazer parte do nosso time? Então, se inscreva em nossa oportunidade.
Todas as nossas oportunidades são destinadas para pessoas com ou sem deficiência.
Sobre a Função
Desafios:
Coordenar a área administrativa de exportação, interagindo com a Programação de embarque e Operações portuárias, garantindo a emissão de toda a documentação necessária para atracação, embarque e documentação fiscal, conforme legislação brasileira e legislação do país de destino, garantindo cumprimento dos planos e prazos estabelecidos, atendendo aos requisitos dos clientes internos e externos e requisitos legais, visando a segurança dos colaboradores e o atingimento das metas corporativas da ARAUCO.
Principais Atividades:
* Gerenciar as atividades administrativas de embarques, incluindo toda a documentação necessária para desembaraço da celulose no porto de destino, assegurando a legalidade e as exigências de cada cliente e país, bem como, supervisionar a emissão das cartas de crédito até a efetuação do pagamento;
* Gerir o controle financeiro das faturas pagas pelos clientes, assegurando a devida baixa no invoice e mantendo atualizado as informações para indicadores gerenciais e tomadas de decisões;
* Realizar a gestão das emissões de notas fiscais de exportação, garantindo a confiabilidade das informações e o envio ao despachante dentro dos prazos estipulados, evitando atrasos no processo e custos adicionais ao processo;
* Atuar em conjunto com o Coordenador de Planejamento, nas atividades de reserva de navio junto ao Armador e emissão da documentação necessária para a realização das atividades de embarque;
* Assegurarque aatualização dos procedimentos operacionais esteja sempre inserida em um processo de melhoria contínua visando a otimização de pessoal e equipamentos com o objetivo de alcançar/aumentar a produtividade;
* Incentivar e apoiar projetos de melhorias, inovação, modificações e modernização de sistemas e processos relacionados ao planejamento e programação de embarque, provendo os recursos necessários, visando a automatização de processos manuais, maior agilidade no atendimento às demandas das áreas, aumento da eficiência e acuracidade dos serviços prestados e otimização do custo operacional da estrutura da área;
* Asseguraro cumprimento das legislações, normas ISO e certificações que envolvem os processos de sua área, assegurando as melhores práticas de gestão corporativa estabelecidas pela organização;
* Coordenara elaboração de escopos de contratação de serviços (consultorias e demais prestadores de serviços portuários e/ou transporte costado), bem como apoiar nos BIDs, sempre que necessário;
* Garantir a qualidade e pontualidade das informações repassadas para os indicadores diários, semanais e mensais da sua área de atuação;
* Interagircom trading companies para concluir processo documental;
* Interagircom equipe de SO&E e S&OP;
* garantir processos de exportação de container e breakbulk;
* interagircom despachantes e receita federal;
* garantir a rastreabilidade e indicadores de velocidade na conclusão dos processos de exportação;
* Propagar,cumprir e fazer cumprir a política de Meio Ambiente, qualidade, Segurança e Saúde Ocupacional, bem como, a política de ética e Compliance, por todos os colaboradores próprios e terceiros, assegurando o cumprimento da legislação e outros compromissos previstos, em todas as atividades produtos e serviços, incluindo os princípios e critérios das normas e ISOs.
Requisitos:
* Ensino superior completo em Administração, Economia, Comércio Exterior, Relações internacionais, Engenharia ou áreas afins;
* Especialização em Logística empresarial, Supply Chain Management ou Equivalente;
* Conhecimento noPacote Office, SAP, Ferramentas BI;
* Vivência no setor de Celulose e/ou Papel;
* Conhecer ou terimplantado processos de OEA;
* Experiência em implantação de área de exportação;
* Interagircom agentes, shipowners, brokers, carriers e warehouses;
* Experiência na documentação e aprovação de cartas de crédito;
* DesejávelInglês e Espanhol;
* Disponibilidadepara trabalhar em Santos/SP.