Sobre o Profissional desse cargo:
O Analista de Marketing é o profissional responsável por elaborar análises e acompanhar planos de ação de marketing. Um Analista de Marketing desenvolve e coordena atividades administrativas da área de Marketing, executando processos e rotinas, visando o atendimento das necessidades de promoção e divulgação de produtos, serviços e imagem da empresa.
Sobre o Cargo:
Está sob as responsabilidades de um Analista de Marketing responsabilizar-se por atividades de promoção de produtos, apoiando a programação dos padrões de comunicação visual e escrita da empresa, visando à boa imagem da empresa, analisar a organização e realização de simpósios, eventos e feiras, conforme convites recebidos, analisando a importância do comparecimento aos mesmos, com objetivo de marcar presença, prospectar oportunidades e interagir com a área, participar de comissões e grupos de trabalho, envolvendo atividades de Marketing, tais como: pesquisas e padronização de propostas, a fim de programar melhorias em geral e específicas da área, obter orçamentos de subfornecedores, desenvolvendo as negociações, analisando propostas e qualidade de materiais, com objetivo de comprar produtos e serviços, atender clientes, prestando informações sobre produtos e atividades da empresa, com a finalidade de sanar dúvidas e zelar pela satisfação dos clientes, efetuar pesquisas de mercado, construir ferramentas, tais como questionários e entrevistas para conhecer os desejos e as necessidades do público, divulgar o lema e os produtos que representa, junto de jornalistas e outros, organizar eventos que atraiam o interesse dos consumidores, conhecer os procedimentos, instruções e normas dos Sistemas da Qualidade, buscando praticá-las no dia-a-dia, visando promover o consumo de produtos ou utilização dos serviços oferecidos pela empresa.
Atividades do Grupo Emma:
* Planejamento Estratégico de MKT do Grupo Emma;
* Elaborações de ações promocionais do Grupo Emma;
Responsabilidades principais
* Gerenciar e otimizar o CRM, garantindo atualização de dados e segmentação de clientes.
* Planejar e executar o calendário de ações comerciais, alinhando campanhas com o time de vendas.
* Organizar e coordenar eventos comerciais (internos e externos), fortalecendo relacionamento com clientes e parceiros.
* Criar materiais e campanhas de marketing voltadas para resultados comerciais.
* Monitorar indicadores de performance e propor melhorias nas estratégias de marketing e vendas.
? Habilidades e competências desejadas
* Experiência com CRM (Salesforce, HubSpot, RD Station ou similares).
* Capacidade de planejamento estratégico e execução de ações comerciais.
* Boa comunicação e habilidade de relacionamento com equipes de vendas e clientes.
* Organização e gestão de projetos, especialmente em eventos e campanhas.
* Perfil analítico, com foco em resultados e métricas de performance.
* Criatividade para desenvolver campanhas comerciais atrativas.
* Visão comercial: entender o impacto das ações de marketing no fechamento de negócios.
? Perfil ideal
* Profissional proativo, com iniciativa para propor novas ações.
* Colaborativo, capaz de trabalhar em conjunto com vendas e logística.
* Orientado a resultados, com mentalidade voltada para crescimento e metas.
* Experiência prévia em marketing comercial ou trade marketing será um diferencial.