Ensino Superior completo (Ciências Contábeis, Administração de Empresas, Finanças ou Economia)
Conhecimento Técnico Obrigatório:
1. Possuir experiência na área de Planejamento Financeiro e Análise (FP&A) ou Controladoria.
2. Possuir experiência em análise de demonstrações contábeis.
3. Possuir conhecimento avançado do Pacote Office, com Excel avançado.
4. Possuir experiência com sistemas ERP (ex: SAP, Oracle, Protheus) e ferramentas de Business Intelligence (BI) / Visualização de Dados (ex: Power BI).
5. Inglês avançado.
Será um Diferencial:
1. Familiaridade com Sistema SAP.
2. Pós graduação em Controladoria e/ou áreas afins.
3. Conhecimento ou vivência no setor de Logística, Portos, Terminais ou Comércio Exterior.
Planejamento e Orçamento
Participar ativamente na elaboração do Orçamento Anual (Budget) e das projeções financeiras (Forecasts) da Unidade de Salvador, garantindo a aderência às diretrizes e metas corporativas.
Desenvolver e manter modelos financeiros robustos para simulação de cenários (ex: variações de volume de carga, tarifas portuárias, custos operacionais) e análise de sensibilidade.
Elaborar o Plano de Investimentos (Capex) da unidade.
Análise e Reporte de Desempenho
Conduzir a análise mensal de Desempenho (Real vs. Orçado/Forecast) da unidade, identificando e explicando variações significativas de receita, custo e despesa.
Monitorar e analisar os principais Indicadores de Desempenho Operacional (KPIs) da unidade, correlacionando-os ao resultado financeiro.
Preparar e apresentar Relatórios Gerenciais de alta qualidade e precisão, garantindo a padronização e a tempestividade das informações.
Apoiar a Coordenação no fechamento contábil e financeiro mensal, garantindo a correta alocação de custos e o provisionamento.
Suporte Estratégico e Otimização
Atuar como Business Partner das áreas e Comercial local, fornecendo análises e informações financeiras.
Identificar oportunidades de redução de custos e aumento de eficiência operacional e financeira, propondo planos de ação em conjunto com as áreas responsáveis.
Realizar análises ad-hoc (sob demanda) para suportar a tomada de decisão da gestão local e corporativa, incluindo precificação, análise de contratos e avaliação de riscos financeiros.