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Orientador educacional aee

Brasília
APAM - ASSOCIACAO DE PAIS, ALUNOS E MESTRES DO COLEGIO MILIT
Anunciada dia 12 setembro
Descrição

Quem somos nós?

O Colégio Militar Dom Pedro II Unidade Asa Sul foi criado pela Lei Distrital nº. 2.393, de 07 de junho de 1999 e regulamentado pelo Decreto nº. 21.298, de 29 de junho de 2000. Logo, o Colégio Militar é uma entidade de ensino público, desenvolvendo atividades pedagógicas obrigatórias - educação infantil, ensino fundamental I e II e ensino médio.

DESCRIÇÃO DA VAGA

Estamos formando um Banco de Talentos para a contratação de 1 (um) Orientador Educacional para atuar no Colégio Militar Dom Pedro II - Unidade II (Taguatinga/Ceilândia). Esse orientador será responsável pelo Atendimento Educacional Especializado, atuando no SOEPAS/PAEI.

A carga-horária será de 40h/semanais, de segunda a sexta-feira em período integral.

Responsabilidades e atribuições

1. Identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem barreiras para a plena participação dos alunos com necessidades educacionais especiais.

2. Acompanhamento pedagógico e emocional: oferecer apoio personalizado aos alunos atípicos, garantindo que suas necessidades específicas sejam atendidas dentro do ambiente escolar.

3. Planejamento e execução de estratégias inclusivas: trabalhar em conjunto com os professores e demais profissionais para desenvolver métodos que promovam a inclusão e o aprendizado dos estudantes.

4. Intervenção e suporte psicológico: atuar na identificação e solução de dificuldades emocionais ou comportamentais que possam impactar o desempenho escolar e o bem-estar dos alunos.

5. Mediação com as famílias: estabelecer um canal de diálogo com os responsáveis para garantir uma abordagem integrada entre escola e família.

6. Parceria interdisciplinar: colaborar diretamente com os psicólogos e assistentes sociais da instituição para construir estratégias eficazes no atendimento das demandas dos alunos.

7. Elaborar, em conjunto com a equipe multiprofissional, os Planos de Atendimento Educacional Individualizados PEIs - dos Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais ENEEs (definindo as adequações curriculares, pedagógicas, de ambiente físico ou comportamentais, se julgadas relevantes);

8. Acompanhar a execução dos PEIs;

9. Estabelecer em conjunto com a equipe multiprofissional as diretrizes de ações inerentes ao Departamento de Ensino e suas Coordenações pedagógicas e Corpo de Alunos; no que tange ao processo pedagógico a ser desenvolvido para os Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais ENEEs, no cumprimento dos PEIs.

HARD SKILLS

1. Formação Acadêmica

o Graduação em Pedagogia;

o Especialização ou formação complementar em Educação Especial, Psicopedagogia, Educação Inclusiva ou áreas correlatas;

o Experiência: Vivência comprovada de no mínimo 6 (seis) meses no trabalho com educação inclusiva ou atendimento educacional especializado.

2. Conhecimento em Normas e Legislação

o Familiaridade com as políticas de educação inclusiva e legislação pertinente, como a Lei Brasileira de Inclusão (LBI - Lei nº 13.146/2015) e as diretrizes da Política Nacional de Educação Especial.

o Outras legislações e políticas públicas relacionadas à educação especial;

3. Práticas Pedagógicas Inclusivas

o Domínio de metodologias de ensino adaptadas para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), dislexia, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e outras condições atípicas.

o Habilidade para adaptar materiais e avaliações conforme as necessidades individuais dos estudantes.

4. Tecnologia Assistiva

o Conhecimento no uso de ferramentas e recursos tecnológicos voltados ao ensino de alunos com deficiência ou transtornos de aprendizagem.

SOFT SKILLS

1. Empatia e Sensibilidade

o Capacidade de compreender e respeitar as diferenças individuais, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.

2. Comunicação Eficaz

o Habilidade para interagir de forma clara e objetiva com alunos, familiares e equipe pedagógica, facilitando o alinhamento de estratégias educacionais.

3. Mediação de Conflitos

o Competência para lidar com situações de conflito de maneira assertiva e promover soluções que beneficiem o ambiente escolar.

4. Trabalho em Equipe

o Disposição para colaborar com professores, psicólogos, assistentes sociais e outros profissionais, garantindo um atendimento multidisciplinar eficaz.

Habilidades Organizacionais

1. Planejamento e Organização

o Capacidade de estruturar planos de atendimento individualizado (PAI) e organizar rotinas de acompanhamento dos alunos.

2. Gestão de Casos

o Habilidade para monitorar e registrar o progresso dos alunos, analisando resultados e ajustando estratégias conforme necessário.

Atitudes e Valores

1. Ética Profissional

o Compromisso com a confidencialidade e a dignidade dos alunos e suas famílias.

Por que trabalhar conosco?

- Modalidade de contrato CLT;

- Salário + gratificação por nível de escolaridade;

- Vale-alimentação em cartão Sodexo (após 2 meses de efetivação);

- Vale-transporte (opcional);

- Plano de saúde por coparticipação (opcional, após 3 meses de efetivação);

- Plano odontológico (opcional, por adesão).

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