Sobre a Merconorte
A Merconorte atua há mais de 12 anos no mercado, somos uma distribuidora de Motosserras, Roçadeiras, Conjunto de Corte para máquinas manuais e mecanizadas, Peças e Acessórios.
Escopo geral
É responsável por liderar, executar e aprimorar as estratégias de vendas da empresa, com o objetivo de expandir o faturamento, diversificar o portfólio de produtos e elevar a performance do time. Atua diretamente na revisão e estruturação de programas de metas e comissões, criação de playbooks comerciais, impulsionamento de esforços de pós-venda e marketing, e promoção de um ambiente de alta performance e engajamento junto à equipe comercial.
Responsabilidades
Vendas
* Desenvolver estratégias para ampliar a base de clientes, aumentar ticket médio e promover vendas de novos produtos.
* Acompanhar de perto o pipeline de vendas, apoiando o time na conversão de leads e fechamento de negócios
* Liderar rotina diária de acompanhamento e engajamento dos representantes comerciais, estruturando e acompanhando o reporte dos KPIs preditivos de venda e metas intermediárias
* Identificar, junto ao mercado e à diretoria, oportunidades para inclusão de novos produtos/serviços no portfólio.
* Participar do processo de lançamentos de novos produtos, colaborando em treinamentos e estratégias de divulgação
* Analisar, propor e implementar melhorias nos atuais programas de metas e sistemas de remuneração variável
* Elaborar playbooks de vendas para padronizar abordagem, argumentação, etapas do funil, tratamento de objeções, negociação e fechamento.
* Treinar e capacitar a equipe continuamente, promovendo melhores práticas e cultura de alta performance.
Pós venda e relacionamento
* Criar e implementar estratégia de pós venda para aumentar a satisfação do cliente, estimular recompra e criar base de indicações
* Criar e monitorar processos para coleta de feedbacks dos clientes, propondo melhorias contínuas nos produtos e atendimento
* Liderar contato com clientes chave e abrir novas redes de relacionamento para fortalecimento da marca
Marketing
* Liderar a elaboração e execução de campanhas de marketing (on-line, off-line, eventos e parcerias)
* Acompanhar concorrência e tendências: benchmarking no setor e diferenciais de posicionamento de concorrentes
Principais indicadores de responsabilidade da cadeira
* % crescimento faturamento
* Novos clientes adquiridos
* Ticket médio de venda
* Taxa de conversão de leads/propostas
* Participação de novos produtos no faturamento total
* Índice de satisfação do cliente (NPS, pesquisas de satisfação)
* Taxa de recompra ou upsell/cross-sell
* Número de ações de marketing e engajamento realizadas
Estrutura
* Reporta para Gerente de Operações
* Time direto: representantes de venda e assistentes de venda
REQUISITOSFormação Acadêmica: Graduação completa em Administração, Marketing, Engenharia de Produção ou áreas correlatas.
Experiência Profissional: Experiência (mínimo de 4 anos) em gestão de equipe comercial, com liderança de equipes de vendas.Visão e Execução em Vendas: Habilidade para desenvolver e implementar estratégias de vendas, desde a prospecção até o pós-venda, com visão de negócio e atitude "mão na massa".
Análise e Tomada de Decisão: Capacidade de analisar dados e indicadores (KPIs) para otimizar processos, rotinas de vendas e tomar decisões assertivas. Experiência prévia em CRM
Habilidade de Treinamento: Experiência em capacitar e desenvolver a equipe de vendas de forma prática e eficaz.
Tipo de vaga: Efetivo CLT
Pagamento: R$4.000,00 - R$5.000,00 por mês
Benefícios:
* Vale-alimentação
* Vale-transporte
Escolaridade:
* Ensino Superior completo (Preferencial)
Experiência:
* Liderança (Preferencial)
Disponibilidade para viagens:
* 25% (Preferencial)