 
        
        Missão do Representante Comercial
O Representante Comercial é responsável por vender produtos e serviços para clientes externos, negociar preços e condições, e garantir a satisfação dos clientes.
Responsabilidades:
 * Oferecer uma variedade de produtos adequados para cada cliente com base em seu perfil;
 * Negociar preços, prazos de entrega, termos de pagamento e volumes de compra;
 * Garantir o alcance de metas de vendas e desempenho qualitativo;
 * Gerenciar o portfólio de clientes: visitar clientes conforme acordado, manter um portfólio saudável de clientes, desenvolver clientes atuais e prospectar novos clientes;
 * Fornecer excelente serviço aos clientes: estudar o perfil de cada cliente, implementar a estratégia correta, aumentar as vendas através da venda fora da estante, identificar necessidades e preferências dos clientes, orientar os clientes sobre o uso, armazenamento e apresentação dos produtos;
 * Promover lançamentos e promoções novas de forma persuasiva;
 * Solucionar reclamações ou problemas relacionados a entregas, qualidade ou serviço, escalando para suporte interno quando necessário;
 * Seguir detalhes durante as vendas;
 * Preparar rotas com antecedência, verificando a rota pelo sistema para garantir eficiência;
 * Seguir a sequência planejada de visitas diárias;
 * Saber e ser conhecido pelos nossos clientes: estabelecer e manter uma relação próxima com eles;
 * Exposição e conservação de materiais de ponto de venda (MSP): garantir que os materiais estejam bem expostos e conservados;
 * Abastecer e promover boa exposição dos produtos nas gôndolas/geladeiras e em cada PDV: Garantir que os produtos estejam abastecidos e bem apresentados;
 * Rodízio de produtos: Sinalizar ao cliente os produtos próximos ao vencimento e sugerir rebaixas;
 * Orientar o cliente sobre a prática de preços: Fornecer orientações claras sobre precificação;
 * Verificar o conhecimento dos clientes sobre a utilização das plataformas e incentivos digitais: Assegurar que os clientes saibam como usar as ferramentas e aproveitar os incentivos;
 * Tornar perceptível a qualidade dos serviços prestados: Demonstrar a qualidade do atendimento através de ações concretas;
 * Fazer propostas de vendas: Apresentar condições especiais via plataformas digitais, NRABs, combos e força de vendas;
 * Encerrar adequadamente a visita: Garantir um fechamento correto e profissional das visitas;
 * Atualizar estratégias e ações durante as reuniões;
 * Preparar rota com análise de clientes e ferramentas;
 * Atualizar informações no sistema e seguir roteiros determinados;
 * Executar a rotina básica de vendas em cada cliente atendido
 * Analisar preços, ofertas e elaborar sugestões de pedidos;
 * Oferecer pedidos aderentes às necessidades dos clientes;
 * Verificar se as entregas estão sendo feitas corretamente;
 * Realizar cadastros em rota;
 * Participação em reuniões
 * Analisar inadimplência e criar estratégias de cobrança;
 * Garantir a execução adequada das rotinas no ponto de venda;
 * Assegurar o abastecimento adequado e minimizar rupturas;
 * Acompanhar entregas e devoluções;
 * Analisar desempenho comercial e objetivos, garantindo atingimento das metas
 * Identificar clientes não atendidos e aumentar a base de clientes;
 * Monitoramento do Mercado e da Concorrência: Acompanhar o comportamento do mercado e das atividades dos concorrentes, identificando oportunidades de melhoria nas estratégias de vendas e ajustando a abordagem de acordo com as tendências;