Assegurar a excelência nos processos de dispensação, gestão de medicamentos e atendimento, por meio de orientações técnicas e operacionais, garantindo conformidade com normas vigentes e promovendo confiança e qualidade nos serviços prestados
* Realizar a dispensação e conferência de medicamentos, incluindo medicamentos controlados, verificando a prescrição médica e orientando os pacientes sobre o uso, a fim de garantir que o paciente receba o medicamento correto e compreenda sua utilização, promovendo a segurança e eficácia do tratamento.
* Verificar detalhadamente as receitas, especialmente as relacionadas à Portaria 344 e antibióticos, assegurando a legalidade e a conformidade com as normas vigentes, a fim de evitar erros na dispensação de medicamentos controlados e garantir o cumprimento da legislação.
* Prestar assistência farmacêutica ao cliente, esclarecendo dúvidas sobre posologia, efeitos colaterais e interações medicamentosas, e incentivando o uso racional de medicamentos, com o objetivo de promover a segurança, adesão ao tratamento e melhor qualidade de vida para o paciente.
* Identificar clientes que fazem uso de medicação contínua, observando o histórico de compras e comportamentos de consumo, com o objetivo de fidelizá-los e garantir vendas futuras.
* Manter a organização diária dos medicamentos, realizando a organização das prateleiras, o controle de validade e lotes, além da execução de checklists periódicos, para garantir a segurança, a qualidade dos produtos e a conformidade com as normas sanitárias.
* Armazenar corretamente os medicamentos que exigem refrigeração, garantindo a conformidade com as normas sanitárias, para prevenir perdas, manter a eficácia dos produtos e assegurar sua disponibilidade em condições adequadas para uso.
* Aferir, regularmente, a temperatura dos ambientes e da áreas de armazenamento, utilizando os equipamentos específicos com a calibração correta, assegurando as condições ideias para armazenamento dos produtos.
* Apoiar a equipe nas atividades administrativas e operacionais, sempre que necessário, colaborando no monitoramento dos atendimentos a clientes, organização de documentos e registros administrativos sempre que necessário, a fim de garantir o funcionamento eficiente da farmácia e o atendimento de qualidade ao público.
* Monitorar rotinas da farmácia regularmente, realizar auditorias internas e manter atualizada a documentação exigida pela vigilância sanitária, acompanhar auditoria e fiscalizações externas com o objetivo de garantir o cumprimento das exigências legais e sanitárias e assegurar a credibilidade do estabelecimento.
* Realizar a aplicação de injetáveis conforme prescrição médica, garantindo a segurança, o conforto do paciente e a conformidade com as normas vigentes.
* Atender a regulamentação e normas específicas antes da colocação do brinco, higienizar a área e utilizar materiais esterilizados, realizar o procedimento de forma segura, evitando complicações e garantindo a satisfação do cliente, conforme demanda.
* Gerenciar o SNGPC (Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados), gerando relatórios periódicos, acompanhando as entradas e saídas de medicamentos, autenticidade das receitas e demais normas da ANVISA, assegurando a total conformidade legal e segurança na dispensação de medicamentos controlados e antimicrobianos.
* Executar outras atividades correlatas as acima descritas a critério de seu superior imediato.
PRÉ- REQUISITOS:
Experiência 01 ano
Ensino Superior Completo em Farmácia (com registro ativo no conselho regional correspondente)
TÉCNICAS:
Atendimento ao público no balcão da farmácia
Conhecimento em legislação farmacêutica (Portaria 344/98, normas sobre controle de antibióticos e outras regulamentações aplicáveis.)
Conhecimento em posologia, efeitos e interações medicamentosas
Armazenamento seguro de medicamentos
Garantia de conformidade com exigências legais e sanitárias
Aplicação segura de injetáveis (certificação)
Gestão básica de estoque farmacêuticoAssistência farmacêutica personalizada ao cliente
COMPORTAMENTAIS:
Atenção concentrada
Precisão
Ética profissional
Seguir normas e procedimentos
Comprometimento e responsabilidade
Escuta ativa
Comunicação assertiva
Empatia
Foco no cliente
UTILIZAÇÃO DE EPI
De acordo com PGR
TREINAMENTOS CORPORTATIVOS
Manual de Integração e Conduta Ética
Matriz Treinamento
LINHA DE CARREIRA: De acordo com Organograma.