Cursando superior completo em Pedagogia ou Psicologia.Experiência prévia no atendimento ou acompanhamento de alunos no contexto da educação inclusiva.Capacidade de elaborar ou adaptar atividades pedagógicas de acordo com as necessidades específicas dos estudantes e orientação da orientadora educacional.Conhecimentos básicos em estratégias de mediação de conflitos e manejo de comportamentos no ambiente escolar.Habilidades socioemocionais desenvolvidas para atuar com sensibilidade, empatia e paciência em contextos de inclusão.O(a) profissional atuará no suporte direto ao processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas, em parceria com a equipe pedagógica e de orientação.
Suas atribuições incluem:Acompanhar o aluno durante as atividades escolares, auxiliando em sua participação nas rotinas e no desenvolvimento da autonomia.Mediar a interação entre o estudante e os colegas, promovendo a socialização, o respeito à diversidade e o fortalecimento de vínculos afetivos.Preparar e aplicar atividades adaptadas, respeitando os níveis de desenvolvimento e as especificidades de cada aluno.Contribuir para o manejo de comportamentos desafiadores com base em estratégias previamente combinadas com a equipe, respeitando os princípios da ética e do cuidado emocional.Participar de reuniões com equipe técnica e familiares, colaborando com a construção de planos individualizados (PEI) e relatórios de acompanhamento.Manter registros organizados e sensíveis sobre os avanços e desafios dos alunos acompanhados.Estar disponível para escuta e apoio emocional, respeitando os tempos e modos de cada estudante.