Descrição da Vaga
Estamos procurando por um profissional para atuar como Analista Patrimonial em uma instituição de ensino. A função tem como missão garantir a logística patrimonial da instituição, no atendimento a todas as necessidades relacionadas à criação de projetos de memoriais e exposições, estratégias de conceitos e metodologias de desenvolvimento do acervo histórico da instituição, serviços, controle, gestão e cuidado, dentro dos padrões adequados com eficiência e zelo.
Responsabilidades
1. Criar projetos de memoriais e exposições, com estratégias de conceitos e metodologias de desenvolvimento de memórias históricas;
2. Desenvolver projeto, coordenar, criar e selecionar documentos para exposição e detalhamento técnico para montagem de exposições;
3. Preparar/atender e guiar visitas técnicas, estabelecer estratégias para o público alvo, desenvolver ações educativas e/ou culturais, interagir com o programa curricular, coordenar ações educativas e/ou culturais, preparar material educativo;
4. Organizar acervos, no tombamento de acervos, inventariar acervo, administrar processos de aquisição e baixa do acervo, catalogar documentos/acervos, providenciar avaliação financeira do acervo, descrever as características dos acervos, identificar documentos e acervos, compor dossiê de coleções/acervos, gerenciar a reserva técnica, gerenciar empréstimo do acervo;
5. Garantir a padronização dos bens patrimoniais da Instituição;
6. Informar sinistros que forem detectados à Diretoria;
7. Atender usuários, na formulação de instrumentos de pesquisa, prover bancos de dados e/ou sistemas de recuperação de informação, apoiar as atividades de consulta, fiscalizar a aplicação de legislação de direitos autorais, fiscalizar a reprodução e divulgação de imagens, orientar o usuário quanto ao uso dos diferentes equipamentos e bancos de dados, disponibilizar os instrumentos de pesquisa na internet, fiscalizar empréstimos do acervo e documentos de arquivos, gerenciar atividades de consulta;
8. Desenvolver projeto histórico da reserva técnica, diagnosticar o estado de conservação e de segurança do acervo, higienizar documentos/acervos, pesquisar materiais de conservação, monitorar programas de conservação preventiva, orientar usuários e servidores quanto aos procedimentos de manuseio do acervo, monitorar as condições ambientais, controlar as condições de transporte, embalagem, armazenagem e acondicionamento, definir especificações de material de acondicionamento e armazenagem, desenvolver programas de controle preventivo de infestações químicas e biológicas, acondicionar documentos/acervos acompanhar o deslocamento, embalagem, transporte, desembalagem e montagem do acervo;
9. Supervisionar trabalhos de restauração, armazenar documentos/acervos;
10. Preparar material de divulgação institucional para diferentes mídias, divulgar o acervo, sensibilizar toda comunidade educativa para a importância de arquivos, preparar materiais, atividades e palestras para o público;
11. Participar de reuniões de gestores e de planejamento, quando solicitado;
12. Executar outras atividades inerentes à função, conforme solicitação e orientação do gestor;
13. Prestar informações necessárias para o bom andamento dos demais setores;
14. Realizar outras atividades relacionadas ao setor.
Requisitos e Qualificações
* Superior completo, licenciado ou bacharelado (não há formação específica) com especialidade e/ou experiência anterior na área;
* Domínio do Pacote Office.