CONTEXTO E DESCRIÇÃO DO PROJETO: A AVSI Brasil é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, criada em 2007, que atua na melhoria das condições de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. Trabalha em parceria com atores da cooperação internacional, setor público e iniciativa privada. Vinculada à Fundação AVSI, ONG italiana atuante no Brasil desde os anos 1980, tem como missão promover o protagonismo das pessoas em seu desenvolvimento, de suas famílias e comunidades. Implementa projetos sociais com base em uma metodologia de desenvolvimento integral e solidário, voltada à autonomia e à dignidade humana.
DESCRIÇÃO RESUMIDA DO CARGO: O(a) Assistente de Proteção atua sob a supervisão do(a) Coordenador(a) de Abrigo e com apoio e monitoramento técnico do(a) Oficial de Proteção Júnior e do(a) Oficial de Proteção Pleno. É responsável por apoiar na busca ativa e monitoramento de pessoas com necessidades específicas, fazer os devidos referenciamentos à equipe e parceiros, prestar informações sobre a rede de proteção, apoiar ações de proteção comunitária, monitorar riscos e vulnerabilidades no abrigo, realizando os encaminhamentos necessários.
PRINCIPAIS ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES:
1. Colaborar com o(a) Oficial de Proteção Pleno e o(a) Oficial de Proteção Júnior, reportando sobre o trabalho técnico de proteção.
2. Manter contato direto com as pessoas de interesse para identificar riscos e necessidades específicas, apoiando-as de forma a fortalecer sua autonomia e garantir que tomem decisões informadas.
3. Prover atenção e primeiros auxílios psicológicos às pessoas de interesse e suas famílias.
4. Auxiliar na triagem de novos abrigados, identificando casos que necessitam de acompanhamento individualizado, priorizando por lei, saúde e documentação.
5. Monitorar e relatar indicadores de violação de direitos no abrigo, contribuindo para estratégias de proteção comunitária.
6. Agendar transporte para a população atendida, garantindo acesso aos espaços de rede de proteção e saúde.
7. Encaminhar casos de saúde que necessitam de apoio a parceiros especializados.
8. Acompanhar beneficiários externamente, quando necessário.
9. Realizar rondas diárias, visitas familiares e busca ativa de pessoas com necessidade de acompanhamento individualizado.
10. Promover mecanismos de feedback e reclamações, garantindo a participação da população atendida.
11. Divulgar informações de proteção e mapear atores-chave, garantindo comunicação segura e eficaz.
12. Orientar a população sobre assistência social, benefícios sociais e rede de proteção brasileira.
13. Construir listas de prioridades para atendimentos e distribuições, conforme legislação vigente.
14. Participar na elaboração de relatórios situacionais dos casos acompanhados.
15. Contribuir para ações de proteção comunitária e monitorar riscos nos espaços do abrigo, propondo melhorias.
16. Executar outras tarefas atribuídas pelos superiores ou gerência do projeto.
Forma de Contratação
Horário de Trabalho
#J-18808-Ljbffr