Profissional de Saúde Ocupacional
A atividade se desenvolve em um ambiente profissional onde o técnico deve ser capaz de interpretar exigências profissiográficas e realizar exames médicos ocupacionais para garantir a saúde dos empregados.
Executar exames de capacitação, aptidão ou aptidão progressiva, anamnese, triagem de riscos, execução de procedimentos médicos preventivos e/ou de diagnóstico por imagem e/ou laboratorial;
Realizar acompanhamento de licenças médicas e acidentes do trabalho para identificar as causas das doenças ocupacionais e propor medidas de prevenção.
Realizar entrevistas com os envolvidos nos acidentes, certificar-se da gravidade do acidente e recolher dados para futuros relatórios e entender-se com as gerências envolvidas facilitando a readaptação profissional do acidentado.
Garantir que todos os funcionários tenham acesso a informações sobre riscos e perigos potenciais no local de trabalho, além de fornecer orientação sobre como lidar com situações de emergência.
Desenvolver e implementar programas de treinamento e educação para funcionários sobre segurança e saúde ocupacional.
Responsável por fazer pareceres de investigação aos órgãos competentes, junto à Polícia Civil, sem prejuízo da autonomia de cada unidade de saúde.
Desenvolver uma política de prevenção de riscos, elaborando planos de ação para implementá-la, identificando possíveis obstáculos e apresentando soluções adequadas para mitigá-los.
Propor a realização de cursos de formação em Serviço Social, utilizando recursos internos da empresa para incentivar a participação dos funcionários, visando sempre melhorar suas condições de saúde, afastando causas adversas que dificultem sua integração produtiva e afetem negativamente sua vida pessoal.
Na abordagem social da saúde, é necessário compreender o papel do serviço social na defesa dos direitos humanos, principalmente frente ao SUS.
Participar ativamente nas reuniões destinadas a discutir assuntos relacionados à saúde e segurança do trabalho.
Assistir às reuniões da equipe de saúde, discutindo questões específicas relacionadas à saúde e segurança do trabalhador.
Verificar regularmente as condições de trabalho, sugerindo modificações ou correções necessárias para evitar lesões físicas e psicológicas, bem como ambientais.