 
        
        Missão
Facilitar e promover o desenvolvimento da cultura de segurança de processo nas unidades por meio do sistema PSM local de acordo com o padrão Yara.
Responsabilidades
 1. Orientar e apoiar as unidades locais para garantir que os padrões, normas, códigos e regulamentos aplicáveis sejam identificados e aplicados dentro da organização.
 2. Garantir que as funções e responsabilidades do em relação ao framework de PSM sejam identificadas, atribuídas e compreendidas pela administração local e pela organização.
 3. Definir as necessidades de treinamento de PSM para atender aos requisitos da estrutura de PS e garantir que o treinamento adequado e o material de referência estejam disponíveis para quem precisar.
 4. Manter sua própria competência no campo PSM, identificar e treinar embaixadores PSM locais (líderes de Análise de Perigos de Processo, etc.).
 5. Apoiar e promover atividades que ajudam funcionários e contratados a entender seu papel e as barreiras existentes para tornar nossa operação mais segura.
 6. Promover a participação dos funcionários nas atividades de segurança de processo e na Comunidade de Prática de segurança de processo.
 7. Apoiar a identificação das partes interessadas que podem ser afetadas pelos perigos do local e sua gestão.
 8. Apoiar o desenvolvimento de planos de comunicação e engajamento para as partes interessadas identificadas.
 9. Garantir que as informações técnicas que descrevem o perigo dos materiais e os documentos sobre como o site é projetado, construído, operado e mantido é perene e acessível aos funcionários.
 10. Desenvolver e liderar o programa local de Análise de Perigos do Processo, incluindo gerenciamento de ações, para trazer o risco a um nível aceitável.
 11. Garantir que os riscos identificados sejam comunicados dentro da organização local.
 12. Apoiar o sistema de gerenciamento de procedimentos operacionais padrão locais, definindo a maneira de: identificar a necessidade, projetar (criticidade, análise hierárquica de tarefas, análise de erro humano), comunicar e executar a garantia de desempenho em relação ao documento de referência.
 13. Apoiar o programa de inspeção e gestão de confiabilidade de todos os ativos que lidam com produtos perigosos e energias.
 14. Apoiar a seleção do contratado e o processo de revisão para garantir que as práticas de trabalho seguras sejam mantidas.
 15. Apoiar a linha no desenvolvimento da matriz de competência local e planos de treinamento.
 16. Assegurar a conclusão do plano de treinamento para itens relevantes de segurança de processo, incluindo o programa de avaliação de competências, de acordo com o requisito da matriz de competências.
 17. Apoiar o programa de treinamento local de Gerenciamento de Mudanças.
 18. Garantir que os principais cenários do processo de identificação de perigos e análise de riscos sejam incluídos no plano de resposta a emergências do local.
 19. Garantir que todos os incidentes de segurança de processo sejam devidamente detectados, registrados, investigados e suas ações encerradas.
 20. Garantir que aprendizados relevantes na Yara e no setor estejam disponíveis e sejam comunicados de forma eficaz aos funcionários relevantes.
 21. Desenvolver e conduzir auditorias de gerenciamento de segurança de processo nas unidades.
 22. Participar de auditorias em conjunto com a equipe central de auditoria de gerenciamento de segurança de processo.
 23. Liderar a revisão do sistema de gerenciamento de segurança de processo e propõe um plano de melhoria vinculado à reunião de revisão de gerenciamento local.
 24. Promover junto aos times encontros técnicos periódicos, fomentando a utilização das ferramentas existentes na área.
 25. Apoiar as investigações de acidentes de processos, propondo ações com a finalidade de diminuir a sua reincidência e minimizar as suas consequências.