Overview
Descrição
Missão do cargo: Antecipar movimentos de mercado, visitar, estudar e traduzir necessidades de clientes em requisitos de produto e alinhar Mercado, P&D e Comercial para aumentar vantagem competitiva e rentabilidade do portfólio. Mercados: termoplástico de engenharia, com foco em produtos e peças finais como chapas, peças em vacuum forming, revestimentos termoplásticos. E outras aplicações e mercados indicados pela gerência.
Vai atuar em diferentes segmentos:
* Encarroçadoras
* Fabricação de vans
* Montadoras
* Agrícola
* Avícola
* Médico hospitalar
* Odontológico
* Construção civil
* Moveleiro
* Entre outros
Responsabilidades e atribuições
1. Atividades principais de um comercial técnico em campo (visão técnica com habilidade comercial)
o Levantamento de mercado
+ Mapear clientes potenciais em diferentes regiões.
+ Identificar distribuidores, representantes e parceiros estratégicos.
+ Pesquisar concorrentes (produtos, preços, posicionamento, canais de venda).
+ Avaliar tendências e necessidades regionais (materiais, normas técnicas, exigências locais).
o Levantamento de produtos
+ Avaliar como os produtos atuais da empresa são utilizados pelo cliente.
+ Coletar feedback técnico diretamente dos usuários (problemas, melhorias, desempenho).
+ Identificar lacunas e oportunidades para novos desenvolvimentos.
+ Registrar especificações e requisitos técnicos exigidos pelo mercado.
o Relacionamento e atendimento
+ Atuar como ponte entre engenharia/P&D e cliente final.
+ Realizar visitas técnicas a clientes (fábricas, distribuidores, construtoras, marcenarias etc.).
+ Demonstrar e treinar clientes no uso correto dos produtos.
+ Resolver dúvidas e problemas técnicos no pós-venda.
o Inteligência de mercado
+ Coletar dados de campo sobre preços praticados e margens.
+ Registrar demandas recorrentes para alimentar relatórios de mercado.
+ Monitorar lançamentos de concorrentes.
+ Identificar normas e certificações exigidas em cada setor.
o Suporte à estratégia comercial
+ Apresentar relatórios estruturados após cada viagem (visitas, oportunidades, concorrência).
+ Apoiar gestores na precificação de acordo com a realidade de cada mercado.
+ Propor ajustes na linha de produtos ou novos desenvolvimentos.
+ Sugerir campanhas promocionais ou estratégias regionais de vendas.
o Atividades administrativas ligadas às viagens
+ Preparação de materiais técnicos e apresentações.
+ Planejamento de roteiros de visitas (para otimizar tempo e custo).
+ Registro de contatos no CRM.
+ Controle de despesas de viagem (logística, hospedagem, alimentação).
Requisitos e qualificações
–Formação: Marketing de Produto, Comercial. Especialização: Inteligência de Mercado (desejável). Engenheiro/Tecnólogo: em polímero, processos (desejável).
–Experiência profissional: Perfil comercial com mínimo 6-8 anos com base técnica, viagens, apto a identificar necessidades e dores de clientes, experiência com processos e produtos plásticos a serem lançados e aplicados no mercado. Experiência com técnicas de estudo de mercado, mapeamento de volumes, lead alvo com base em portfólio e aplicações de mercado e produtos substitutos.
#J-18808-Ljbffr