O profissional atuará de forma integrada com as áreas de Saúde do Trabalho, Segurança do Trabalho e Recursos Humanos para apoiar a implementação da Norma Regulamentadora 1 (NR-1) e demais normas regulamentadoras.
Ele também contribuirá para a implementação e acompanhamento do Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), focando nos fatores psicossociais de risco.
Além disso, o profissional realizará atendimento psicológico de casos críticos, de crise emocional, luto, estresse intenso, eventos traumáticos ou que demandem intervenção imediata.
Apoio à Saúde Mental e Qualidade de Vida
Ele identificará e acompanhará fatores de risco psicossociais, propondo planos de ação e estratégias de prevenção.
Desenvolverá e aplicará programas de promoção à saúde mental e qualidade de vida no trabalho, além de apoiar as ações de treinamento e capacitação da NR-1.
Participará de campanhas de SST, bem-estar e engajamento organizacional, elaborando relatórios e indicadores relacionados à saúde psicológica ocupacional e propondo melhorias contínuas.
Compreender e gerenciar os problemas que afetam a produtividade dos colaboradores é uma grande parte do seu papel, garantindo que todos estejam seguros e saudáveis na casa de trabalho.
Ele fará trabalhos em conjunto com departamentos de RH, Segurança e Saúde para fornecer assistência total aos funcionários.
Estimular a cultura de um ambiente positivo no local de trabalho deve ser uma prioridade para ele enquanto promove a boa saúde mental e física dentro das empresas.