O cargo de Gerente de Melhoria Contínua é uma oportunidade para quem deseja trabalhar em projetos que melhorem os processos, produtos e serviços.
A principal responsabilidade do Gerente de Melhoria Contínua é facilitar a implementação de iniciativas voltadas à melhoria contínua. Para isso, é necessário realizar diagnósticos de processos, identificando desvios e oportunidades de melhoria.
* Diagnóstico: Identificar problemas e áreas de melhoria nos processos, produtos e serviços.
* Desenvolvimento de soluções: Criar planos de ação para resolver os problemas e melhorar os processos, produtos e serviços.
Outra importante tarefa do Gerente de Melhoria Contínua é planejar e executar workshops e treinamentos sobre metodologias Kaizen e processos de qualidade. Isso visa promover o engajamento e capacitação das equipes.
Além disso, é necessário acompanhar a execução das ações de melhorias propostas, analisar resultados e reportar o progresso à gestão da área.
É essencial também atuar de forma colaborativa com os times de vendas e demais áreas relacionadas para garantir o alinhamento das práticas e processos com os padrões Kaizen.
Por fim, monitorar e atualizar os indicadores de desempenho (KPIs) da área e sugerir ajustes nas iniciativas conforme necessário.