O Projeto Sucuriú é um marco importante para a entrada da divisão de celulose da Arauco no Brasil. A investida inclui a construção de uma planta com capacidade de produção de 3,5 milhões de toneladas de fibra curta de celulose por ano. Localizada em uma área de 3.500 hectares, fica a 50 quilômetros do centro da cidade de Inocência (MS) e ao lado do Rio Sucuriú. A etapa de terraplanagem começou em 2024 e a previsão de entrada em operação é no final de 2027.
A Arauco monitora e respeita a biodiversidade local, identificando espécies de flora e fauna nativas da região, além de fazer o mapeamento das áreas prioritárias para conservação.
Durante as obras, a empresa vai oferecer capacitação e gerar mais de 14 mil oportunidades de trabalho. Depois do start up, o Projeto Sucuriú empregará cerca de 6 mil pessoas nas unidades Industrial, Florestal e operações de Logística.
O objetivo é impulsionar o desenvolvimento social e econômico para toda região, fomentando um aumento na geração de renda e na arrecadação de impostos, além de contribuir para atrair investimentos.
Em nossa empresa, atuamos nos segmentos Florestal e de Madeiras desde 2002. Empregamos mais de 3000 colaboradores próprios e contamos com 5 unidades industriais brasileiras.
Nossa missão é contribuir com as pessoas e o planeta, utilizando a natureza e fontes renováveis.
Desafios:
Operar e monitorar o Sistema Digital de Controle Distribuído (SDCD) das áreas de Caustificação, forno de cal, garantindo a produção contínua e dentro das especificações de licor branco e de cal.
Interpretação e análise de diagramas de processo e instrumentação (P&ID), fluxogramas de engenharia e dados analíticos são essenciais nesse cargo.
1. Garantir estabilidade, segurança e continuidade operacional;
2. Acompanhar parâmetros químicos e operacionais;
3. Executar partidas, paradas e manobras operacionais conforme procedimentos;
4. Identificar alarmes e anomalias;
É fundamental registrar dados operacionais e elaborar relatórios de turno, acompanhando intervenções de manutenção pelo SDCD.
Nossa equipe conta com supervisão, operadores de campo, manutenção e laboratório para garantir operação integrada.
Requisitos Obrigatórios:
1. Curso técnico completo em Papel e Celulose, Química, Eletrotécnica, Automação Industrial e/ou afins;
2. Desejável ensino superior em Administração, Engenharias e afins;
3. Conhecimento no Pacote Office, SAP, Ferramentas BI;
4. Vivência em Comissionamento e startup de plantas de Celulose e/ou Papel;
5. Conhecimento dos princípios químicos e operacionais dos processos de Caustificação (reações de NaOH, sulfidez, centrifugação, clarificação, filtração) e Forno de Cal (calcinação, balanço de massa e energia e combustão);