Missão do Cargo
Desenvolver as habilidades motoras, físicas, sociais e cognitivas dos alunos por meio de práticas corporais, esportivas e recreativas, promovendo valores como cooperação, respeito, disciplina e hábitos saudáveis.
Cuidar para que as relações sociais sejam mediadas de forma positiva e que o desenvolvimento da autoestima de nossos alunos seja preservada.
Ser atento ao trabalho conjunto com os outros profissionais que atendem aos estudantes.
Requisito
Licenciatura em Educação Física.
Registro ativo no CREF.
Experiência prévia com turmas do Ensino Fundamental (mínimo 3 anos).
Domínio de regras básicas de esportes e práticas corporais.
Capacidade de gestão positiva de grupos e conflitos.
Conhecimento das competências da BNCC para Educação Física.
Formação e Conhecimentos Complementares
* Formação complementar em Psicomotricidade, Jogos Cooperativos, Desenvolvimento Infantil ou Educação Emocional.
* Conhecimento das fases de desenvolvimento motor e socioemocional de crianças de 6 a 10 anos.
* Compreensão de metodologias de ensino esportivo para a infância (esportivização lúdica, mini jogos, iniciação esportiva não competitiva).
* Conhecimento de práticas de prevenção à violência, bullying, exclusão e conflitos nas aulas de Educação Física.
Responsabilidade
Planejar aulas alinhadas ao currículo de Educação Física do EF Anos Iniciais.
Ensinar fundamentos de esportes, jogos cooperativos, circuitos motores e atividades rítmicas.
Implementar práticas que promovam disciplina, cooperação, ética e respeito.
Conduzir avaliações de desempenho motor e participação.
Estimular hábitos saudáveis e consciência corporal.
Organizar materiais, equipamentos e espaços esportivos.
Planejar e executar eventos esportivos e recreativos da escola.
Garantir segurança durante as práticas corporais e esportivas.
Participar de reuniões pedagógicas, conselhos e formações.
Integrar-se aos demais professores em projetos interdisciplinares.
Competência
Liderança positiva
Organização e planejamento
Comunicação eficaz
Manejo de grupo
Ética e profissionalismo
Trabalho em equipe
Requisitos adicionais desejáveis para atuação integral (motor, emocional e social):
* Formação complementar em Psicomotricidade, Desenvolvimento Infantil, Jogos Cooperativos ou Educação Emocional.
* Conhecimento das competências socioemocionais previstas na BNCC e sua aplicação nas práticas corporais e esportivas.
* Capacidade de integrar atividades motoras, esportivas e lúdicas às práticas de convivência, cooperação, autorregulação e empatia.
* Habilidade para ensinar regras, fair play e espírito esportivo, valorizando atitudes éticas e respeitosas.
* Experiência comprovada em mediação de conflitos entre estudantes e promoção de um ambiente seguro e inclusivo.
* Capacidade de adaptar atividades para diferentes níveis de habilidade, garantindo participação de todos.
* Competência para trabalhar frustrações (vitória/derrota) de forma pedagógica e positiva.
* Disponibilidade para atuação colaborativa com a equipe pedagógica e participação em formações contínuas.